Portela atualiza sua identidade visual
Nova marca é destinada a fortalecer a escola e divulgá-la para formar parcerias e criar fontes de receitas
Nova marca é destinada a fortalecer a escola e divulgá-la para formar parcerias e criar fontes de receitas
Thaís Monteiro
18 de setembro de 2018 - 13h18
Depois de contratar a Saravah Branding Comunicação e Design em outubro de 2017 para iniciar um planejamento com o objetivo de rentabilizar sua marca, a Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, divulgou, na semana passada, sua nova identidade visual, que foi apresentada em vídeo-manifesto narrado pela atriz Glória Pires sobre a escola, que é também a maior campeã no carnaval da capital fluminense. Confira o filme:
https://www.facebook.com/PortelaNoAr/videos/2166434123599065/
A logomarca mantém a águia altaneira símbolo da escola, os 22 títulos – representados por estrelas – e as cores azul e branca, que estiveram na comunicação da Portela desde sua fundação, mas adiciona o dourado, um novo desenho e fontes. “A escola espera estar na vanguarda, buscando reposicionamento no mercado e parcerias que a consolidem na liderança no segmento onde atuamos”, diz Cristiano Mansur, diretor executivo da Saravah.
Para a construção da identidade visual atual, o executivo conta que a empresa consultou todos os departamentos da escola e jornalistas sobre a história e sentimentos em relação à Portela para construir uma estratégia que contemplasse tanto o passado da escola quanto projetos para o futuro.
Mesmo com o novo logotipo, a bandeira usada nos desfiles, a quadra da escola e o palco do espaço manterão o que a Portela chama de “marca tesouro”, que vem da águia criada na fundação da escola. “Ela remete à nossa ancestralidade e à memória afetiva do portelense”, afirma Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela.
Segundo Magalhães, o reposicionamento também é uma forma de divulgar a marca da escola e atrair novas fontes de receitas. Em adendo a isso, a escola também lançou seu novo portal e app destinado a informar o público sobre eventos, a história da Portela, vídeos e outros tipos de conteúdo, além de impulsionar as vendas de produtos. Uma das metas da escola é diminuir a dependência da verba pública.“Sem abrir mão de nenhuma receita, a Portela precisa diversificar suas fontes de recursos. A criação de um novo logotipo integra esse grande propósito de comunicar seus valores para o ambiente externo e trazer patrocinadores institucionais”, diz o presidente. “Entendemos que o aplicativo será um excelente canal de comunicação e entretenimento, para que possamos estabelecer uma relação mais próxima e assertiva com nossos torcedores e admiradores da escola. Além disso, o canal será uma grande oportunidade para o desenvolvimento de marketing direto, permitindo que possamos fornecer informações diversas, divulgar nossos eventos, impulsionar as vendas de produtos, trabalharmos conteúdos exclusivos, notícias e muito mais”, complementa.
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