Quais são as marcas mais valiosas – e as mais fortes – do Brasil?
WPP e Design Bridge and Partners destacam Nubank e Pix no Brand Asset Valuator de 2024
Quais são as marcas mais valiosas – e as mais fortes – do Brasil?
BuscarQuais são as marcas mais valiosas – e as mais fortes – do Brasil?
BuscarWPP e Design Bridge and Partners destacam Nubank e Pix no Brand Asset Valuator de 2024
Meio & Mensagem
30 de outubro de 2024 - 16h02
Atualizada em 04/11, às 10h42
O setor financeiro é o detentor da marca mais valiosa e, também, da marca mais forte do Brasil, de acordo com o mais recente resultado do Brand Asset Index, estudo realizado pela holding WPP e pela Design Bridge and Partners.
Tanto a definição do ranking das marcas mais valiosas quanto da lista das marcas mais fortes do Brasil é elaborado a partir do Brand Asset Valuator (BAV), uma metodologia proprietária do WPP, que reúne dados globais sobre equity e imagem de marcas.
O WPP e a Design Bridge and Partners estruturam os rankings a partir da seleção de 150 empresas brasileiras que tenham ações em Bolsa, analisando a performance das ações entre os meses de janeiro e maio deste ano.
Esses dados são cruzados com a mensuração do valor intangível da marca, calculado a partir da diferença entre o valor de mercado e o patrimônio contábil, a partir de cálculos feitos pelas TM20 Branding, com informações da ElosAyta.
Por fim, as empresas conseguem, a partir da metodologia BAV, estabelecer o valor para cada uma das empresas.
Pelos critérios estabelecidos pelo estudo, o Nubank ficou na primeira posição, como a marca mais valiosa do Brasil. A empresa financeira foi classificada com valor de R$ 26,226 bilhões, ficando à frente de Mercado Livre e de Itaú, que, respectivamente, ocuparam a segunda e terceira posição.
Veja, abaixo, o ranking das dez marcas mais valiosas e seu respectivo Brand Asset Valuator.
O WPP e a Design Bridge and Partners também elaboraram o ranking das Marcas Mais Fortes no Brasil e no Mundo.
Essa avaliação, no entanto, foi feita a partir de uma pesquisa quantitativa, feita em território brasileiro, com base em 18 mil entrevistas, ao longo do primeiro semestre de 2024.
Segundo a avaliação, as marcas que compõem o ranking das mais fortes têm em comum a forte presença no cotidiano dos brasileiros, ao oferecerem soluções simplificadas e úteis.
A primeira colocada reflete essa premissa: o Pix, que se tornou o meio de pagamento mais utilizado no País, foi considerado como a marca mais forte do território nacional.
Veja, abaixo, a lista das 10 Marcas Mais Fortes do Brasil:
A pesquisa também perguntou aos consumidores sobre as marcas globais mais fortes. Todas são do universo da tecnologia e digital. Veja:
Compartilhe
Veja também
As estratégias da Shein para as vendas de final de ano
Com novo centro de desembaraço aduaneiro em São Paulo e campanhas com a atriz Larissa Manoela, varejista busca atrair consumidores com descontos no momento de compra e agilidade na entrega
Produtos sociais: quais as cinco marcas que mais se destacaram?
Em terceira edição, MOL Impacto divulga as melhores iniciativas das marcas que geraram alguma contribuição para a sociedade e meio-ambiente