The Town: a repercussão e o engajamento das marcas nas redes sociais
Estudo feito pela 2L Digital aponta a Seara como líder em postagens e o iFood como campeão em impacto
The Town: a repercussão e o engajamento das marcas nas redes sociais
BuscarThe Town: a repercussão e o engajamento das marcas nas redes sociais
BuscarEstudo feito pela 2L Digital aponta a Seara como líder em postagens e o iFood como campeão em impacto
Meio & Mensagem
12 de setembro de 2023 - 18h24
Ao longo de cinco dias de dezenas de shows, que foram assistidos por um público superior a 500 mil pessoas, o The Town encerrou sua primeira edição em São Paulo, no último fim de semana, gerando repercussão também nas redes sociais.
A startup 2L Digital fez um estudo sobre as citações e repercussão das marcas patrocinadoras do evento no período de 1 a 11 de setembro, que acaba abrangendo os dois finais de semana de shows do The Town.
Para essa análise, a empresa considerou as postagens realizadas no Twitter, Instagram, Facebook e YouTube, de todas as empresas patrocinadoras ou apoiadoras do festival. Apesar de ter usado a base de dados da plataforma Stilingue, a 2L Digital aplicou uma metodologia própria para consturir os rankings.
Segundo o estudo da 2L Digital, foram contabilizados mais de 1,3 milhão de posts relacionados ao festival. Desse total, 101.073 postagens foram diretamente relacionadas à alguma das marcas presentes no evento, o que corresponde a 7% do total.
Foram estabelecidos dois critérios para medir a repercussão das marcas do The Town nas redes sociais.
O primeiro avaliou a quantidade de postagens e de respostas (menções) feitas sobre essas empresas nas redes sociais ao longo do evento.
Nesse quesito, em termos de volume de posts, a Seara, uma das patrocinadoras do The Town, ficou na liderança, com um total de 44.287 posts, segundo o monitoramento.
Com um forte trabalho de marketing digital, que envolveu diversos influenciadores, a Seara ficou bem à frente da segunda colocada, a Heineken, que somou 16.535 menções. Em terceiro lugar ficou a marca KitKat, com 9.619 menções. Veja a tabela abaixo:
Outra análise feita pela 2L Digital considerou as interações de cada uma dessas publicações das marcas divididas pelo total de postagens. A ideia é avaliar se, de forma geral, a estratégia de marketing de cada marca nas redes sociais teve mais impacto e engajamento.
Sob esse recorte, o iFood ficou em primeiro lugar, com 80,37 de interações. Na sequência aparece a Coca-Cola, com 49,31, e a Heineken, com 42,68.
Veja a tabela do impacto das marcas abaixo:
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros