Marketing

Top of Mind: Omo e Nike repetem dobradinha em 2025

Marcas mantém liderança na categoria Top do Top, que registra a lembrança dos brasileiros independentemente do segmento

i 29 de outubro de 2025 - 11h48

Top of Mind

Omo e Nike foram as vencedoras na categoria Top do Top, a principal do Top of Mind (Crédito: Reprodução)

As primeiras marcas que vem à cabeça dos brasileiros, independentemente da categoria ou segmento de atuação, são Omo e Nike.

Isso é o que revela a edição de 2025 da pesquisa Top of Mind, cujos resultados foram apresentados na noite dessa terça-feira, 28, em evento realizado em São Paulo.

Construído com base em uma ampla pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, o Top of Mind se propõe, há 35 anos, a apontar as marcas com maior índice de reconhecimento entre os consumidores.

A edição de 2025 reforçou a liderança de Omo e Nike como as marcas mais lembradas espontaneamente pelos brasileiros. Em 2024, ambas também estavam no topo da categoria Top do Top, que considera a lembrança de marca independentemente de qualquer categoria.

Em 2023, as duas marcas já ocupavam a liderança do Top do Top, mas dividiam esse posto com a Coca-Cola. Um ano antes, em 2022, empataram no Top do Top as marcas Coca-Cola, Omo, Nike e Samsung.

Neste ano, de acordo com o Datafolha, a Nike obteve 8% das menções, enquanto a Omo, da Unilever, registrou 5% das menções – os mesmos índices apontados pela pesquisa em 2024. No entanto, como a pesquisa Top of Mind trabalha com uma margem de erro de dois pontos percentuais, ambas empataram tecnicamente.

Top of Mind – confira todos os vencedores

Veja, abaixo, as marcas vencedoras em todas as categorias e subcategorias do Top of Mind.

Para a pesquisa, a Folha considera as empresas mais citadas pelos brasileiros em cada categoria, considerando também a margem de erro de 2 pontos percentuais:

 

Top do Top
Omo e Nike
Ambiente
Natura e Ypê
Marca que representa o Brasil
Petrobras
Destaques Regionais
Sudeste Lorenzetti
Norte Primor
Nordeste Pitú
Centro-Oeste Cristal Alimentos
Sul Tirol
Feminino
Risqué
Masculino
Pirelli
Performance
BYD
Festas
Páscoa Cacau Show
Férias CVC e Gol
Ceia de Natal Sadia
Churrasco Friboi
Finanças
Banco  Banco do Brasil
Seguro Bradesco Seguros e Porto
Cartão de Crédito Nubank e Visa
Maquininha de Pagamento Mercado Pago, Cielo e PagSeguro
Poupança Caixa Econômica Federal
Compras
Amaciante de roupa Downy
Atacadista Atacadão e Assaí
Caneta Bic
Cola Instantânea Super Bonder
Delivery iFood
Detergente Ypê
Faca para Churrasco  Tramontina
Lojas de Móveis e Eletrodomésticos Casas Bahia
Ração para Cachorro Pedigree
Ração para Gato Whiskas
Site de Compras Mercado Livre e Shopee
Supermercado Atacadão, Assaí e Carrefour
Transporte
Carro Volkswagen
Carro Elétrico BYD
Moto Honda
Óleo Lubrificante Lubrax
Pneu Pirelli
Posto de Gasolina Ipiranga e Shell
Higiene e Beleza
Xampu Seda
Absorvente Feminino Intimus e Sempre Livre
Sabonete Dove
Papel Higiênico Neve
Pasta de Dente Colgate
Alívio da Sensibilidade nos Dentes Sensodyne
Creme Hidratante Nivea
Esmalte de Unha Risqué
Saúde
Plano de Saúde Unimed
Protetor Solar Sundown e Nivea
Medicamento Genérico Medley, Cimed, SEM
Cuidados com Bebê  Johnson & Johnson
Alívio para Azia e Má Digestão  Eno
Alimentos
Adoçante Zero Cal e Adocyl
Arroz  Tio João
Carne Friboi
Feijão  Kicaldo, Camil e Tio João
Gelatina Royal
Iogurte Grego Vigor, Danone e Nestlé
Leite  Ninho
Linguiça Calabresa Sadia
Macarrão  Galo e Adria
Maionese Hellmann’s
Margarina Qualy
Molho de Tomate Elefante
Requeijão Vigor e Nestlé
Sardinha em Lata Coqueiro
Sorvete Kibon
Bebidas
Cachaça Cachaça 51
Uísque Red Label (Johnnie Walker)
Eletroeletrônicos
Máquina de Costura Singer
Air Fryer Mondial
Ar-condicionado Consul
Geladeira Consul
Máquina de Café em Cápsula 3 Corações
Chuveiro Elétrico Lorenzetti
Máquina de Lavar Roupas Brastemp
Aparelho de TV Samsung
Computador e Notebook Samsung
Smartphone e Tablet Samsung
Comunicação
Operadora de Telefone Celular  Vivo
Conexão 5G  Vivo
Operadora de Internet Banda Larga Vivo e Claro
Turismo
Agência de Viagem CVC
Companhia Aérea Gol