Marketing

As marcas mais inovadoras de 2025, segundo a Kantar

Relatório Outstanding Innovation 2025 reconhece empresas como Netflix, Clorox, Trip.com, KFC e OpenAI

i 21 de outubro de 2025 - 11h11

A Kantar elencou Netflix, Clorox, Trip.com, KFC e ChatGPT, da OpenAI, como as marcas mais inovadoras do ano. O relatório Relatório Outstanding Innovation 2025 reconhece e busca revelar as estratégias de marcas inovadoras e bem-sucedidas.

marcas inovadoras 2025

Netflix está entre as marcas mais inovadoras do ano, segundo a Kantar (Crédito: Vantage_DS/Shutterstock)

As conclusões foram obtidas a partir de dados recentes do Kantar Brand, bem como em pesquisas qualitativas para analisar as marcas mais inovadoras e as estratégias por trás do sucesso para não apenas navegar por mudanças, mas liderar o mercado ao traduzir o comportamento do consumidor, antecipar sinais emergentes e criar estratégias para o futuro com base nas dinâmicas globais.

De acordo com a companhia, o ponto comum entre as organizações destacadas é a construção sobre bases sólidas, empoderamento de equipes em todos os níveis e a tomada de decisão com base em insights.

Confira as estratégias em destaque de cada uma das marcas:

Netflix

A gigante do streaming lidera o segmento, impulsionando seu crescimento por meio da mentalidade de teste e aprendizado. Além disso, aplica a tecnologia aos negócios por meio de busca alimentada por inteligência artificial e storytelling interativo. Destaque também para experimentos em conteúdo, com apostas em games e esportes ao vivo.

Para 2026, a Kantar indica que a agilidade em IA deve ser instintiva, acelerando testes e aprendizado, desbloqueando também oportunidades alinhadas à marca.

ChatGPT (OpenAI)

Com o chatbot, a OpenAI demonstra o comprometimento necessário para avançar em novos territórios. Entre eles, a Kantar chama a atenção para desenvolvimentos recentes como funcionalidade multimodal, interação por voz e navegação em tempo real.

O relatório aponta que as inovações de maior impacto tem origem, justamente, no comprometimento, e o sucesso é atribuído àqueles que de destacam e ditam o ritmo do mercado, colocando em prática o que pregam e defendendo ideias ousadas.

KFC

A marca de fast-food abraça a curiosidade — característica para descobrir tensões ocultas, tendências emergentes e novas oportunidades. Isso, especialmente, por meio do social listening e IA.

O KFC da África do Sul, ao lado da empresa de design Play Braam, desenvolveu uma loja conceito que reinventou a experiência dos clientes por meio de pedidos digitais, jogos em realidade virtual e colaborações de design.

Trip.com

Inovações de sucesso partem da unidade e empatia, mas o alinhamento dos times não é o suficiente. É preciso que a colaboração faça parte de todo o processo para tomar decisões de forma rápida e agir de maneira inteligente. Também é importante ir além da tecnologia para descobrir as reais motivações das pessoas.

Um exemplo da adoção da estratégia é a Trip.com. Antes de novos projetos, a companhia promove conversas internas para garantir o alinhamento das equipes à uma estratégia comum que priorize os consumidores, garantindo clareza e avanço com confiança e empatia.

Clorox

A Clorox, marca de produtos de limpeza, é a prova de empresas que não apenas se adaptam às mudanças, elas as moldam. Em vez de criar produtos com apenas um uso, a companhia desenvolveu itens de longo prazo e entre categorias para gerar impulso e manter demanda constante.

O segredo é saber o que a marca representa a fim de desafiar suposições, reformular problemas e repensar normas para promover um crescimento transformador.