Mastercard lança cartão para altíssima renda
Companhia que criou no mercado o conceito de cartão “Black” há quase 20 anos, agora traz o World Legend subindo a barra no quesito exclusividade

Taciana Lopes, vice-presidente de marketing da Mastercard, com Amyr Klink, Seu Jorge e Costanza Pascolato, embaixadores do World Legend
Em um evento para jornalistas no Palácio Tangará, hotel cinco estrelas da Oetker Hotels, localizado na zona sul paulistana, a Mastercard apresentou seu novo produto em cartões, o World Legend. A escolha não foi aleatória: os participantes tinha opção de chegar ao hotel no dia anterior ao evento, fazendo check-in a qualquer horário – usufruindo da infraestrutura e serviços – e deixando o hotel nesta segunda-feira, também quando quisessem.
O anytime check-out em uma rede global de hotéis cinco estrelas é um dos vários luxos que o novo cartão oferece, divididos em três frentes: entretenimento, gastronomia e viagem.
Antes de Leonardo Linhares, vice-presidente de soluções para clientes, entrar em detalhes sobre o produto, Marcelo Tangioni, CEO da Mastercard Brasil, relembrou que a marca está no País há 30 anos e lidera o segmento de cartões com 59,6% de share, o que faz do País seu terceiro maior mercado, atrás dos EUA e do Reino Unido. E há 19 anos foi a Mastercard quem lançou o cartão Black, que acabou virando uma referência em luxo, transcendendo, inclusive, o universo dos meios de pagamento.

Cartão World Legend é a estratégia da Mastercard para se posicionar em altíssima renda
“Agora, com este lançamento, temos a estratégia de elevar o relacionamento com o cliente de altíssima renda, gerar diferenciação e fidelização para os emissores, nos conectar com um movimento global de sofisticação e fazer isso com relevância local também”, afirmou Tangioni.
O World Legend foi lançado nos EUA e o Brasil é o segundo mercado a receber o produto, que, em 2026, terá ainda o World Legend Exclusive (o VIP do VIP, numa analogia com o mundo do entretenimento).
As primeiras sete instituições financeiras que serão emissoras do cartão são Banco do Brasil, Itaú, BTG, C6, PicPay, Sicoob e Sisprime (um oitavo, entre os grandes bancos está para ser anunciado, mas esses sete já respondem por 40% dos gastos com cartão de crédito).
O que move a alta renda
O público que a Mastercard mira com o lançamento foi estudado pela própria empresa analisando dados de Brasil, como o fato de que 1% da população mais rica concentra 27,4% da renda nacional, tendo média mensal de R$ 90 mil) e há 0,1% com renda média de R$ 4,6 milhões, fatia pequena, mas que cresce cinco vezes mais que o restante da população.
Para criar os benefícios do cartão, a empresa detectou em pesquisa que 59% do público de alta renda prefere experiências a certos bens materiais, 70% são experientes em gestão de patrimônio, 82% participam de programas de fidelidade e 74% usaram ao menos um benefício desse tipo de programa no último ano.
Ecossistema de benefícios
“Ecossistema de benefícios” foi a definição de Linhares para o novo produto para um público que valoriza exclusividade e, principalmente, tempo de qualidade com quem ama. Por isso, disse, os benefícios foram pensados privilegiando curadoria, execução perfeita e experiências com significado.
No pilar de viagem, além do citado anytime check-in em hotéis como o Tangará, Copacabana Palace, Botanique (Campos do Jordão) e Unique, a reabertura da sala VIP Taste of Priceless, prevista para dezembro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, terá menu assinado pelo chef Alex Atala. O MasterAssist, oferece cobertura de até US$ 1 milhão e o MasterRental, cobertura para locação de automóveis. Além disso haverá serviço de concierge e “fast track”, para os portadores do cartão evitarem filas em viagens internacionais. E no Air Companion, quem compra uma passagem business class ganha outra (a opção nasce com 11 companhias aéreas parceiras).
Além disso, a Mastercard detectou – em pesquisa global – que para 27% dos consumidores de altíssima renda os benefícios gastronômicos estão entre suas recompensas favoritas. Com a tendência de valorizar atmosfera multissensorial, menus sazonais com ingredientes locais, apoiando a economia de cada região, e menos processados.
Assim, entre as iniciativas nesse pilar estão reservas prioritárias em restaurantes Michelin (o Casa 201, Corrutela, D.O.M., Fame Osteria, Huto, Jun Sakamoto, Kazuo, Kinoshita, Kuro, Maní, Oizumi Sushi, Ryo Gastronomia e Tangará Jean-Georges), com valet gratuito, menus assinados e eventos exclusivos com chefs estrelados, como Alex Atala, que também assina o menu do novo espaço da marca no Aeroporto de Guarulhos, o Taste of Priceless (área VIP que está sendo triplicada de tamanho e deve ser aberta em dezembro). E integração à plataforma global (The Mastercard Collection), com experiências gastronômicas em mais de 40 países.
Já no entretenimento, o foco são experiências culturais, como shows intimistas, convites para feiras de arte nacionais e internacionais e curadoria de arte por Nara Roesler, referência no segmento. Assim, o World Legend terá cono benefícios nessa frente pré‐vendas, fast lane, lounges, meet & greet e backstage via parceiros globais; experiências sob medida com curadoria local e convites limitados.
Comunicação discreta
Quatro personalidades consideradas pela Mastercard lendas inquestionáveis em suas respectivas áreas de atuação – Costanza Pascolato, empresária e consultora de moda; Amyr Klink, navegador e escritor; o chef Alex Atala; e o cantor Seu Jorge – são os embaixadores locais do World Legend.
Entre jornalistas, Taciana Lopes, vice-presidente de comunicação e marketing, resgatou o conceito mais famosos de Marshall McLuhan, teórico da comunicação, segundo o qual “o meio é a mensagem”, para explicar a comunicação do novo produto e a escolha de pessoas que com suas trajetórias e legados representassem uma “jornada legend”.
“Tudo deve ser experiencial e conectado à proposta de valor do produto, ligado ao sentir e desejar, daí uma comunicação que será feita por meio de eventos exclusivos e de experiências imersivas”, disse. Como isso, a estratégia de marketing da marca, atendida pela WMcCann, deverá ser mais baseada em PR e ativações especiais – um evento cultural em Inhotim, um jantar feito por Alex Atala em sua própria casa, um show petit comité de Marisa Monte.
Nesse ponto, Tangioni fez questão de explicitar que teve trocas diretas com Taciana sobre a comunicação, respeitando a tendência do “quiet luxury”, ou o luxo silencioso. “Tinha que refletir isso, algo sofisticado e delicado”, disse o CEO. “É quase uma estratégia de não-comunicação”, complementou a vice-presidente de marketing.
A Mastercard não abriu dados relativos à expectativa de emissões do World Legend e Tangioni enfatizou que se trata muito mais de uma meta estratégica e de posicionamento, do que de grandes volumes ou geração de receita. Inclusive, existirá controle no número de cartões emitidos por cada instituição. No mundo do quiet luxury, menos é mais.