Sadia e Nestlé são as mais lembradas e compradas nas favelas
Confiança, qualidade e fácil de encontrar são os atributos de destaque das marcas, segundo Tracking das Favelas

Sadia e Nestlé são as líderes do Tracking das Favelas (Crédito:) Arte M&M/Gerada por IA
Sadia e Nestlé são as marcas de alimentos mais lembradas e mais compradas nas comunidades brasileiras. Sadia lidera em awareness (64,3%), seguida por Nestlé (62%) e Perdigão (59,2%). Em termos de compra, as três mantêm as posições com percentuais de 55,1%, 53,8% e 49,8%, respectivamente.
Os dados são da mais recente edição do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós – Inovação e Inteligência Social e publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinantes podem acessar o conteúdo completo aqui.
Sadia, Nestlé e Perdigão, pela ordem, também são as marcas preferidas. Já em intenção de compra para os próximos três meses Perdigão (33,6%) ultrapassa Nestlé (32,1%). Sadia (38%) é a líder.
As tendências de consumo nas favelas em 2026
A pesquisa avaliou, ainda, os principais atributos e a percepção atual dos consumidores sobre as marcas da categoria.
De acorco com os números, a trajetória de awareness, compra e recomendação se traduz numa percepção majoritariamente funcional, onde “confiança”, “qualidade” e “facilidade de encontrar” são os atributos mais fortes, muito acima de identificação emocional.
Sadia e Nestlé também lideram esses atributos. Veja, abaixo, avaliação dos consumidores sobre as principais marcas do segmento.
Percepção atual das marcas de alimentos nas favelas
| Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem Qualidade | Eu Admiro | É Transparente |
| Cacau Show | 28,3% | 30,3% | 36,1% | 32,0% | 26,8% |
| Nestlé | 38,3% | 34,7% | 41,9% | 35,4% | 35,6% |
| Ninho | 29,1% | 25,3% | 33,4% | 26,8% | 27,2% |
| Perdigão | 35,4% | 32,0% | 38,2% | 32,4% | 30,3% |
| Sadia | 38,7% | 34,1% | 42,0% | 35,1% | 35,8% |
| Resposta | É para todos | É fácil de encontrar | É sustentável | Facilita minha vida | Me identifico |
| Cacau Show | 26,3% | 28,5% | 27,0% | 20,7% | 27,5% |
| Nestlé | 37,7% | 42,4% | 33,8% | 31,8% | 34,5% |
| Ninho | 31,0% | 34,8% | 26,7% | 25,4% | 25,8% |
| Perdigão | 36,5% | 40,0% | 29,6% | 34,3% | 29,9% |
| Sadia | 39,8% | 43,9% | 35,8% | 36,9% | 35,6% |
Metodologia
O Tracking das Favelas é um estudo contínuo feito com pessoas que residem nas periferias do País. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.