Marketing

Sadia e Nestlé são as mais lembradas e compradas nas favelas

Confiança, qualidade e fácil de encontrar são os atributos de destaque das marcas, segundo Tracking das Favelas

i 18 de dezembro de 2025 - 7h14

Arte M&M/Gerada por IA

Sadia e Nestlé são as líderes do Tracking das Favelas (Crédito:) Arte M&M/Gerada por IA

Sadia e Nestlé são as marcas de alimentos mais lembradas e mais compradas nas comunidades brasileiras. Sadia lidera em awareness (64,3%), seguida por Nestlé (62%) e Perdigão (59,2%). Em termos de compra, as três mantêm as posições com percentuais de 55,1%, 53,8% e 49,8%, respectivamente.

Os dados são da mais recente edição do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós – Inovação e Inteligência Social e publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinantes podem acessar o conteúdo completo aqui.

Sadia, Nestlé e Perdigão, pela ordem, também são as marcas preferidas. Já em intenção de compra para os próximos três meses Perdigão (33,6%) ultrapassa Nestlé (32,1%). Sadia (38%) é a líder.

A pesquisa avaliou, ainda, os principais atributos e a percepção atual dos consumidores sobre as marcas da categoria.

De acorco com os números, a trajetória de awareness, compra e recomendação se traduz numa percepção majoritariamente funcional, onde “confiança”, “qualidade” e “facilidade de encontrar” são os atributos mais fortes, muito acima de identificação emocional.

Sadia e Nestlé também lideram esses atributos. Veja, abaixo, avaliação dos consumidores sobre as principais marcas do segmento.

Percepção atual das marcas de alimentos nas favelas

Resposta Eu confio Valoriza a diversidade Tem Qualidade Eu Admiro É Transparente
Cacau Show 28,3% 30,3% 36,1% 32,0% 26,8%
Nestlé 38,3% 34,7% 41,9% 35,4% 35,6%
Ninho 29,1% 25,3% 33,4% 26,8% 27,2%
Perdigão 35,4% 32,0% 38,2% 32,4% 30,3%
Sadia 38,7% 34,1% 42,0% 35,1% 35,8%
Resposta É para todos É fácil de encontrar É sustentável Facilita minha vida Me identifico
Cacau Show 26,3% 28,5% 27,0% 20,7% 27,5%
Nestlé 37,7% 42,4% 33,8% 31,8% 34,5%
Ninho 31,0% 34,8% 26,7% 25,4% 25,8%
Perdigão 36,5% 40,0% 29,6% 34,3% 29,9%
Sadia 39,8% 43,9% 35,8% 36,9% 35,6%

Metodologia

O Tracking das Favelas é um estudo contínuo feito com pessoas que residem nas periferias do País. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.