Qual é a relevância do mercado brasileiro para a LaLiga?
Com espaço físico para experiências para os fãs em São Paulo e em busca de conexão, liga espanhola vê o País como um mercado estratégico para a sua crescente internacionalização

Real Madri é o time da LaLiga mais popular entre os brasileiros, segundo estudo (Crédito: Juan-Manuel-Serrano-Arce/ shutter)
Durante o mês de novembro a LaLiga apresentou o Espaço Iberia, ao lado de sua parceira comercial, a Iberia, na Oscar Freire, em São Paulo. O local foi pensado para que o público pudesse mergulhar na cultura espanhola, seja por meio do futebol, da gastronomia, ou outras iniciativas destacadas no local.
LaLiga busca o híbrido entre futebol e game
Mais do que isso, o espaço foi mais um dos passos que a liga espanhola deu para se conectar com os torcedores brasileiros, a fim de reforçar a conexão e fortalecer os laços com os fãs.
A competição que abriga clubes como Real Madri, Barcelona, Atletico de Madri, entre outros vê o País como um mercado estratégico para a sua crescente internacionalização, especialmente na América Latina.
Com a fragmentação e globalização do futebol, os campeonatos europeus ganharam tração no Brasil. Segundo o Global Fan Report, encomendado pelo Grupo Chiliz, que ouviu 8 mil pessoas, 87,01% dos brasileiros afirmam acompanhar e torcer por campeonatos de outros países. Dentre os respondentes, a LaLiga foi a mais popular com 41,7% das pessoas afirmando ser o seu campeonato favorito.
Não à toa, os dois principais clubes espanhóis são também os mais populares entre os torcedores. O Real Madrid, de Vini Jr. e Rodrygo, é o primeiro do ranking, com mais de 30% das respostas, seguido por Barcelona, que já teve Neymar no icônico trio MSN (Messi, Suarez e Neymar), com mais de 16% das citações.
Javier Gurrea, Diretor de Patrocínios e Licenças da Laliga fala sobre a importância da globalização do futebol e do Brasil para as estratégias da liga.
A importância do mercado global
A LaLiga vê o mercado global como uma parte essencial de sua estratégia de crescimento. O futebol é universal, e nosso objetivo é levar a paixão, os valores e a qualidade do futebol espanhol para torcedores ao redor do mundo. Acreditamos que a expansão internacional fortalece não apenas nossa marca, mas também cria oportunidades para nossos clubes, parceiros e comunidades no exterior.
A relevância do Brasil
O Brasil é um mercado estratégico e de alto potencial para a Laliga, não apenas por sua profunda cultura futebolística, com mais de 96 milhões de pessoas que se identificam como fãs liga ou de seus clubes, mas também pela oportunidade de construir conexões duradouras com torcedores e marcas.
Nesta temporada estamos realizando uma série de iniciativas para aproximar ainda mais a liga de seus apaixonados torcedores no país. Um bom exemplo é o Espacio Iberia, em São Paulo, um centro cultural imersivo onde os fãs podem vivenciar o futebol espanhol, inovação e lifestyle. Também estamos ativando projetos globais com forte presença local: desde o programa de base EA Sports × FC Futures, que já impactou mais de 15 mil jovens no Brasil.
Além disso, acompanhando, como parte do nosso monitoramento regular do desenvolvimento do futebol em diferentes países, e observamos com interesse qualquer movimento voltado a melhorar as estruturas do esporte.
Relação com os patrocinadores
Focamos em marcas respeitadas e inovadoras, capazes de se ativar de forma relevante dentro de nossa plataforma global. Setores como mobilidade, viagens, tecnologia, sustentabilidade e lifestyle são especialmente importantes, pois buscamos parcerias com propósito, que entreguem inovação, credibilidade e valor de longo prazo além dos formatos tradicionais de patrocínio.
Temos diversos patrocínios regionais na América Latina, Ásia e outros mercados-chave. No caso da América Latina, trata-se de uma região estratégica refletida nos mais de 20 acordos de patrocínio no território com parceiros de todo o mundo. Nosso objetivo é criar parcerias personalizadas que façam sentido para cada região. Trabalhamos lado a lado com marcas locais para desenvolver ativações que dialoguem com seus públicos e reflitam os valores da LALIGA: inovação, paixão e excelência.
