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LaLiga busca o híbrido entre futebol e game

Liga espanhola de futebol apresenta novidades para a temporada que marca o início do contrato de naming rights com a EA Sports


8 de agosto de 2023 - 14h59

Temporada 2023-24 começa na próxima sexta-feira, 11 (Crédito: Matthew Visinsky/Icon Sportswire via Getty Images)

Em julho deste ano, a LaLiga anunciou seu reposicionamento com o objetivo de expandir a sua atuação no âmbito global. Agora, prestes a iniciar a temporada 2023-24, a liga apresenta as mudanças que sofrerá ao longo da temporada.

Um dos pontos já anunciados era a mudança de naming rights, que passa a ser da EA Sports. Com isso, a marca intensifica o processo de aproximação do público jovem, além de modernizar alguns aspectos da imagem da competição como, por exemplo, o logo.

Com isso, o logo da LaLiga passa a representar a união entre jogadores e torcedores durante a celebração. Além disso, a escrita será feita toda em caixa alta para representar a força da marca. A nova imagem da liga também é parte do movimento de digitalização do campeonato.

Assim, a chegada da EA Sports representa a modernização do produto. Daniel Alonso, delegado da LaLiga, explica que o objetivo da entidade é ter um híbrido entre o futebol e o game. “O desafio é captar as novas gerações que hoje não assistem ao jogo inteiro e a EA tem uma vertente diferente. Com isso, novos recursos trazem uma pegada mais vídeo game”, diz.

Novo logo da LaLiga representa a celebração de atletas e toredores

A LaLiga como um produto de mídia

A EA Sports proporcionará à LaLiga uma apresentação diferenciada do campeonato espanhol. Alonso explica que a marca passará por uma revolução audiovisual e terá outras perspectivas na exibição dos jogos. Com isso, a transmissão e todo o entorno do jogo devem ser uma experiência imersiva.

“Os clubes serão recompensados ao facilitarem a criação de conteúdo pós jogo”, explica o delegado. Desse modo, a LaLiga disponibilizará microfone e câmera na parada para beber água, jogadores microfonados no aquecimento e câmeras no banco de reservas.

Além disso, a entidade desenvolveu um aplicativo que será destinado a ser a fonte de informações sobre as partidas e notícias. A marca também modernizou o fantasy game do campeonato.

Outro aspecto abordado pela liga foi a resposta aos atos racistas que foram destaque na temporada passada. Assim, a LaLiga desenvolveu um site – acessado através de QR Code disponível na comunicação da competição – que servirá como forma de informar e denunciar o crime.

Como fica a participação das marcas

Desse modo, a nova plataforma da LaLiga disponibilizou cotas para as marcas parceiras. Além do naming rights, ocupado pela EA Sports, Puma, Microsoft, Mahou e BKT fazem parte das cotas globais. Na categoria local – destinada à América – a Liga conta com Chubb, Iberia e Rushbet.

Daniel Alonso afirma que a ideia da Liga é que as marcas tenham visibilidade e atuem diretamente com o mercado latino. “Dependendo da marca, tem mais interesse na parte do mercado. Elas têm interesse em ações e em ligações com influenciadores”.

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