LaLiga se reposiciona para expandir atuação em âmbito global
Com novo patrocinador, liga espanhola também pretende reforçar o combate mais rígido à intolerâncias, após episódios recentes de racismo contra o jogador brasileiro Vinicius Jr.
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Valeria Contado
3 de julho de 2023 - 8h30
A LaLiga anuncia um novo posicionamento de sua marca. Com isso, o nome da liga de futebol Espanhol passa a ser escrito todo junto, com a ideia de reforçar o compromisso da competição com impacto positivo para a sociedade. Além disso, a marca passa a contar com o lema “Força do Nosso Futebol”.
De acordo com a liga, um dos preceitos, ao unir as palavras, é reforçar a luta no combate à homofobia e todos os tipos de intolerância que podem acontecer no futebol. Esse movimento acontece após a entidade ter sido, recentemente, muito questionada sobre os casos de racismo envolvendo o jogador brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid.
O presidente da entidade, Javier Tebas, se posicionou dizendo que a LaLiga sempre toma atitudes contra todos os tipos de intolerância.
Desse modo, a mudança no posicionamento da marca acontece juntamente à alteração do contrato de naming rights. A partir da próxima temporada, a LaLiga deixa de carregar a marca Santander e passa contar com a EA Sports como detentora da nomenclatura. O banco já havia anunciado, ainda em 2022, que não manteria o acordo com a organização espanhola.
Segundo o diretor executivo da LaLiga, Oscar Mayo, a mudança será importante para impulsionar a marca globalmente. “É uma mudança de marca ambiciosa que nos dará mais oportunidades globais e mudará a forma como nos relacionamos com os outros países”, acredita.
Com o reposicionamento global, uma das intenções da entidade de futebol é alcançar um novo tipo de público. A liga tem o entendimento de que, por estar presente em muitos países, conseguirá se conectar melhor com a torcida desses lugares.
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Por esse motivo, a liga reforçará a sua presença nos diferentes ambientes digitais, com o objetivo de alcançar até 200 milhões de pessoas. Além disso, promoverá experiências para os torcedores de diferentes partes do mundo, como explica Mayo. “A LaLiga nos permite viver experiências. Temos um complexo plano de mídia em conexão com o mundo”, diz.
Esse movimento faz parte do trabalho de criar um ecossistema no futebol, se aproximando também de marcas. Ainda para essa iniciativa, a organização entende que esse será um movimento estratégico para atrair um aporte publicitário. Um exemplo disso é a chegada da EA Sports, que já representa um movimento para se aproximar do publico mais jovem.
Posteriormente à apresentação da nova identidade visual, a LaLiga colocara seu novo logo no uniforme dos 42 clubes que fazem parte da organização e nas plataformas digitais. O posicionamento que assina a nova versão também será divulgado por uma campanha publicitária.
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