As 10 melhores campanhas do ano de 2025
Criativos e líderes do mercado publicitário elegem os cases mais inovadores desenvolvidos ao longo do ano

(Crédito: Divulgação)
Após as conquistas do Grand Effie Brasil e de um Leão de Titanium em Cannes, a ampanha “Pedigree Caramelo”,da AlmapBBDO para Pedrigree, da Mars, é apontada por lideranças criativas entrevistadas por Meio & Mensagem como a melhor de 2025.
Retrospectiva 2025
– Os 10 temas que dominaram o ano de 2025
– As 10 Marcas Mais Criativas de 2025
– Os 10 fatos de comunicação, marketing e mídia de 2025
– As 10 maiores polêmicas do ano
– As 10 melhores ações de marketing do ano
Protagonizada pelo cão vira-lata, a campanha, com veiculação em março deste ano, se propôs a incentivar a adoção responsável e o combate ao abandono, especialmente dos chamados cães Sem Raça Definida (SRD), com 90% menos de chances de encontrarem um lar. O projeto partiu de uma ideia de ampliar a narrativa da Pedigree, que, como o próprio nome sugere, sempre esteve apoiada em animais de raça.
“Entendemos que era algo muito poderoso porque se trata de uma marca que usou, durante muitos anos, apenas cachorros de raça nas embalagens e na comunicação, assim como no próprio nome”, disse o CCO da AlmapBBDO, Marco Giannelli, o Pernil, ao receber o Grand Effie.
Na votação proposta pela redação, o case marcou 592 pontos, ficando bem à frente de um segundo grupo formado por três campanhas: “Gol Interrompido“, da Leo para Fiat; “Nigrum Corpus”, da Artplan para Idomed e Instituto Yduqs; e “Reserva solar”, da Grey para Corona.
Para a construção do ranking, a reportagem ouviu 107 criativos, presidentes, vice-presidentes ou diretores das principais agências do Brasil, de 28 de novembro a 3 de dezembro. Foi pedido a cada um deles que fizessem listas individuais com dez melhores campanhas de 2025, em ordem de preferência. Desta forma, atribuiu-se 10 pontos para a indicada em primeiro lugar, 9 pontos para a segunda, e, assim, sucessivamente, até 1 ponto para a décima.
Alguns selecionaram menos campanhas, mas a maioria enviou votos completos. Os votantes não puderam escolher criações da própria agência, tampouco ações nas quais tenham se envolvido. Fora isso, valiam projetos integrados, comerciais para TV, anúncios de mídia impressa, ações digitais, out-of-home e dirigidas a outras mídias.
No ranking das dez mais votadas, foram consideradas campanhas veiculadas em 2025 ou iniciadas no final ano passado, desde que não tenham figurado na lista de melhores campanhas de 2024, como é o caso de “Gol Interrompido”.
1a “PEDIGREE CARAMELO”, DA ALMAPBBDO PARA PEDIGREE, DA MARS (592 PONTOS)
2a “GOL INTERROMPIDO“, DA LEO PARA FIAT, DA STELLANTIS (265 PONTOS)
3a “NIGRUM CORPUS”, DA ARTPLAN PARA IDOMED E INSTITUTO YDUQS (245 PONTOS)
4a “RESERVA SOLAR”, DA GREY PARA CORONA, DA AMBEV (234 PONTOS)
5a “KING EM DOBRO”, DA ALMAPBBDO PARA BURGER KING, DA ZAMP (152 PONTOS)
6a “GRACYOVOS”, DA CANVA, COM CRIAÇÃO INTERNA(147 PONTOS)
7a “PATROCÍNIO BOCA SUJA”, DA DROGA5 PARA CIF, DA UNILEVER (143 PONTOS)
8a “CHUVA DE CUPOM”, DA GUT PARA MERCADO LIVRE (139 PONTOS)
9a “UMA BIC, UM LIVRO, DOIS CLÁSSICOS”, DA VML PARA BIC (136 PONTOS)
10a “#PESQUISEMEUCORPO”, DA GUT PARA GRUPO BOTICÁRIO (132 PONTOS)