Com Titanium para Almap e GP para Africa, Brasil fecha desempenho histórico
Brasil inaugura homenagem especial de Creative Country of the Year e sai de Cannes com 107 troféus, sendo 6 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes
Com Titanium para Almap e GP para Africa, Brasil fecha desempenho histórico
BuscarBrasil inaugura homenagem especial de Creative Country of the Year e sai de Cannes com 107 troféus, sendo 6 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes
Alexandre Zaghi Lemos
20 de junho de 2025 - 14h55
Equipes de Africa Creative e Natura recebem o Grand Prix de Sustainable Development Goals, pelo case “Inventário Verde”
Para o Brasil, a participação nesta 72ª edição do Festival Internacional de Criatividade foi emblemática. No ano em que o Brasil inaugurou a homenagem especial de Creative Country of the Year, as concorrentes do País somaram 107 troféus, sendo 6 Grand Prix, 1 Titanium Lion, 18 Ouros, 35 Pratas e 47 Bronzes.
Nesta última noite, a Africa Creative recebeu o Grand Prix de Sustainable Development Goals por “Inventário Verde”, criado para Natura. Nesta mesma área, a Gut foi premiada com Leão de Ouro, por “Pesquise Meu Corpo”, para Grupo Boticário.
Equipe da Gut recebe leão de Ouro pelo case de O Boticário na categoria Sustainable Development Goals (Crédito: Celina Filgueiras)
A AlmapBBDO conquistou o primeiro Titanium Lion da agência e o terceiro da história da participação do País nesta competição, com o case “Pedigree Caramelo”, para Pedigree, da Mars.
Com “Pedigree Caramelo”, AlmapBBDO ganhou seu primeiro Titanium da história – e o terceiro do Brasil na categoria (Crédito: Celina Filgueiras)
Patricia Viotti, esposa de Washington Olivetto, falecido no ano passado e homenageado neste Cannes Lions 2025, lançou oficialmente o Instituto Washington Olivetto durante a premiação de sexta-feira, 20. O projeto terá o intuito de não apenas celebrar e preservar o legado do publicitário, mas também incentivar a atividade no País.
Patricia Viotti, esposa de Olivetto, recebe a homenagem especial e anuncia a criação do Instituto Olivetto (Crédito: Celina Filgueiras)
Neste último dia, formam 9 troféus para o Brasil, em quatro áreas. Durante a tarde já haviam sido anunciadas 1 Prata para a Droga5 e Bronzes para Africa Creative, BETC Havas, DPZ, Gut e LePub.
Pouco antes da cerimônia de encerramento, a organização do festival reconheceu a Droga5 São Paulo como autora da ideia criativa do case vencedor do Grand Prix de Media. Com isso, o Brasil passou a contar mais um GP, aumentando para 6 essa marca histórica em 2025. A campanha “The Dove Code”, da Droga5 para Dove, da Unilever, é a ação que sustenta criativamente o case “Real Beauty Redefined for the AI era”, inscrito pelo escritório de Nova York da Mindshare, rede de agências de mídia do grupo WPP, e vencedor do Grand Prix. Inicialmente, a Soko, atual Droga5, aparecia nos créditos oficiais como agência adicional, mas os diretores da brasileira reivindicam uma alteração junto à organização do evento para constarem como responsável pela ideia criativa da campanha, e foi o que aconteceu. Pelas regras de Cannes, são as agências criativas que pontuam.
A Africa Creative lidera o ranking nacional do Cannes Lions 2025, com 2 Grand Prix, 3 Ouros, 7 Pratas e 10 Bronzes; seguida por DM9, com 1 Grand Prix, 5 Ouros, 7 Pratas e 8 Bronzes; e pela Gut, com 1 Grand Prix, 4 Ouros, 6 Pratas e 4 Bronzes. Veja, a seguir, o ranking completo, com todas as agências brasileiras premiadas.
Foram aplicados os pesos oficiais do Cannes Lions: 30 pontos para Grand Prix e Titanium Lion, 15 pontos por cada Ouro, 7 pontos por Prata e 3 pontos por Bronze
Grand Prix de Sustainable Development Goals: “Inventário Verde”, da Africa Creative para Natura
Titanium Lion: “Pedigree Caramelo”, da AlmapBBDO para Pedigree, da Mars
Ouro em Sustainable Development Goals: “Pesquise Meu Corpo”, da Gut para Grupo Boticário
Compartilhe
Veja também
Netflix quer colocar as marcas no centro das atenções
André Ferraz, diretor sênior de ads sales da Netflix Brasil, trabalha para inserir a plataforma na rota dos anunciantes aliando criatividade, fandoms e tecnologia
Grand Prix da Africa usa IA para fazer inventário da floresta amazônica
No primeiro GP brasileiro da história na categoria Sustainable Developlment Goals, Natura mapeou, via drones, uma área equivalente a 100 mil campos de futebol