Marketing

As 10 marcas mais criativas do ano de 2025

Burger King, Corona, Havaianas e Mercado Livre estão entre os anunciantes cujos trabalhos publicitários mais se destacaram ao longo do ano

i 18 de dezembro de 2025 - 16h15

marcas criativas

(Crédito: Divulgação)

Como faz anualmente, Meio & Mensagem fez uma consulta 107 criativos, presidentes, vice-presidentes ou diretores das principais agências do Brasil, a respeito das campanhas publicitárias mais criativas que eles viram ao longo do ano.

Retrospectiva 2025

Os 10 fatos de comunicação, marketing e mídia de 2025
As 10 maiores polêmicas do ano
As 10 melhores ações de marketing do ano 

Além das campanhas, essa consulta feita a profissionais do mercado embasa outra lista, que destaca, na percepção geral desses representantes do mercado, quais marcas conseguiram, ao longo do ano, transmitir sua mensagem ao consumidor de maneira inovadora, gerando buzz e, ao mesmo tempo, fortalecendo o branding e expandindo sua visibilidade.

Veja, abaixo, a lista das 10 marcas mais criativas de 2025:

Burger King

O Burger King seguiu seu tom irreverente e apostou em campanhas, todas criadas pela AlmapBBDO, para falar com públicos diversos. A rede começou o ano oferecendo um sanduíche gratuito para advogados que apresentassem a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nos restaurantes. Depois, lançou o “Corno Drive-Thru”, ação que distribuía sanduíches para consumidores que já foram traídos. A marca também apresentou IAra, personagem criada por inteligência artificial para protagonizar situações surreais em estética hiper-realista, e acionou o Código de Defesa do Consumidor na campanha “BK no Cinema”, que estimulava o público a levar seus sanduíches e demais produtos para dentro das salas de cinema. E, na reta final do ano, durante a última temporada de Stranger Things, o BK lançou uma promoção sem licença, posteriormente apagada após um pedido do McDonald’s, que detém os direitos oficiais da série, em que sugeria que, enquanto outras marcas tentavam aparecer no conteúdo, “o único hambúrguer realmente presente nos episódios era o Whopper”, incentivando fãs a registrar essas aparições em troca de cupons de desconto.

Canva

O Canva voltou seu foco ao Brasil em 2025, elevando o País a um papel central na expansão criativa global da marca. Hoje, uma em cada nove pessoas utiliza a plataforma e figura entre os líderes no uso de recursos de inteligência artificial. Sob a liderança de Raul Taborda, diretor criativo para a América Latina, a empresa desenvolveu campanhas in-house protagonizadas por nomes populares e focadas em destacar funcionalidades menos exploradas pelos usuários. A primeira campanha do ano, “JaCanva”, trouxe o chef Érick Jacquin para apresentar a ferramenta de criação de legendas automáticas do editor de vídeo. Depois, a plataforma lançou “Faz Bonito”, estrelada por Xuxa, ampliando o foco para vídeos e apresentações e direcionada aos pequenos empreendedores. Já no fim do ano, apostou em Gracyanne Barbosa para apresentar suas ferramentas de criação e edição de marca.

Corona

Corona, marca da Ambev, celebrou 100 anos em 2025 reforçando o posicionamento global “This Is Living”, que incentiva a valorização da cultura de praia e do contato com a natureza. A celebração do centenário incluiu o patrocínio máster do show Lady Gaga — Todo Mundo no Rio, em Copacabana, e a presença da personagem Maria de Fátima, interpretada por Bella Campos em Vale Tudo, na área VIP da marca. A ação foi integrada entre Ambev, Globo e as agências Droga5, Africa Creative, Grey e InPress. Para a versão zero álcool, Corona Cero, a Grey lançou a campanha global “Infinite Sunset”, que transmitiu o pôr do sol de 55 países, 24 horas por dia, por meio de 250 câmeras instaladas ao redor do mundo. A marca também criou a a primeira reserva solar do mundo, na Praia de Piedade, em Pernambuco. O projeto, desenvolvido pela Grey, consistiu no arrendamento de um terreno na orla para limitar novas construções e garantir que a luz solar continuasse alcançando a faixa de areia.

Havaianas

No início do ano, a Havaianas encerrou a histórica parceria de 30 anos com a AlmapBBDO. No Brasil, a conta passou à Galeria. Já na concorrência global, escolheu a Gut como agência criativa internacional, com a operação de Madri liderando o fortalecimento da presença em mercados como EUA, Europa e Ásia. Entre as ativações e campanhas no Brasil, a marca entrou em campo com o Corinthians após declarações classistas do ex-presidente Mário Gobbi, reforçando seu posicionamento democrático. Em outra frente, o meme da “Havaianas encardida” ganhou vida quando a marca oficializou o apelido no e-commerce ao renomear o modelo Brasil Logo creme. No fim do ano, também lançou sua campanha de verão com Fernanda Torres, criada pela Galeria, retomando o conceito “Todo mundo usa”, agora com a adição de “Todo mundo ama”.

Heineken

A Heineken dedicou 2025 a reforçar seu posicionamento em torno da vida fora das telas. A campanha “Bar Dating”, desenvolvida pelos escritórios da LePub de São Paulo e Milão, incentivou jovens a explorarem novos bares em São Paulo por meio do Hei App, que reúne opções de estabelecimentos e promoções exclusivas para a compra de produtos da marca. Já a campanha global “Social Off Socials”, focada em estimular experiências sociais no mundo real, contou com influenciadores como Camila Coutinho e Dude With Sign e foi lançada em um evento em Nova York, onde Joe Jonas apresentou  sua nova música, Heart by Heart. No mesmo movimento, a ação “Hijack Socialization”, criada pela Dentsu em parceria com Netflix e Uber Advertising, ofereceu corridas para transformar cenas de séries em convites reais à socialização.

Heinz

A Heinz dedicou o ano a reforçar seu posicionamento como a escolha número um dos consumidores. A marca abriu 2025 com a David criando a ação “Ainda estamos aqui”, que brincava com sachês esquecidos na geladeira em referência ao filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Oscar. Na sequência, lançou “Não pode ser quase. Tem que ser Heinz”, campanha que destacava o rigor no processo de seleção de tomates e apresentava o ketchup fictício “Quase” para contrastar com a qualidade da marca. No segmento de maioneses, “Quem prova maionese Heinz, não volta atrás” usou o humor do termo “Maiomenos” para reforçar a superioridade de sabor. Já no Halloween, transformou a unidade do restaurante Patties, em São Paulo, em uma loja mal-assombrada e apresentou um cardápio especial com a edição limitada Mayo Halloween, feita com alho negro.

Mercado Livre

Em 2025, o Mercado Livre foi eleito Anunciante do Ano no Caboré e concentrou suas campanhas, criadas pela Gut, em esportes, games, entretenimento e música. Na campanha “Call of Discounts”, o jogo Call of Duty virou um marketplace durante partidas de Neymar Jr. contra gamers profissionais, liberando descontos à medida que o jogador se disfarçava de objetos da plataforma. No mesmo espírito de integração entre mundo físico e digital, o gramado do Pacaembu foi transformado em um código de barras no jogo Corinthians Legends x Boca Juniors Legends, permitindo que torcedores liberassem cupons ao escanear a área ou pela TV. Já na final do Campeonato Paranaense, o pódio recebeu uma chuva de cupons no papel picado. A marca também se uniu ao Big Brother Brasil para testes de votação interativa e anunciou a cantora Ana Castela como embaixadora.

Nubank

O Nubank apostou no universo pop com campanhas criadas pela Wieden+Kennedy SP que conectaram produtos do app a séries e filmes. O ator Antonio Fagundes estrelou “O Ensaio”, ação ligada à estreia da segunda temporada de The Last of Us na HBO Max; Tom Felton, reconhecido por seu papel na saga Harry Potter, protagonizou o curta A Fã, sobre uma cliente que usa o app para realizar o sonho de conhecer seu ídolo; e a parceria com a Netflix apresentou o personagem Pezinho para promover Wandinha. A fintech também lançou a série de filmes “Com o Nu é outra história”, que transforma gêneros cinematográficos para dramatizar o “antes e depois” de situações financeiras.

O Boticário

O Boticário teve um ano de destaque: foi eleito Marca do Ano no Effie Brasil, enquanto o Grupo Boticário liderou o ranking histórico da premiação, com 836 pontos, e foi reconhecido como Anunciante do Ano. Em campanhas com a AlmapBBDO, lançou no Dia das Mães o filme “Planos”, que acolhe tentantes e diferentes configurações familiares. Para o Dia do Sexo, apresentou “Nada pode parar o seu prazer”, com a atriz Carolina Dieckmann, incentivando o debate sobre prazer feminino. No Natal, o curta Palavras deixam marcas, que sejam apenas de amor abordou o impacto do bullying familiar. Também levou Odete Roitman, vivida por Débora Bloch no remake da novela Vale Tudo, ao universo de Botik em uma ação de merchandising criada pela Gut.

Vivo

A Vivo manteve 2025 sob o eixo “É tempo de mudar seu tempo com o celular”, explorando o impacto das telas, especialmente do smartphone, na vida cotidiana e nas relações pessoais. Com a Africa Creative, lançou “Relacionamento Tóxico”, inspirado em uma música de Olivia Rodrigo, para discutir a pressão constante das redes sociais. Já a websérie “A Vida Convida”, criada pela Galeria e estrelada pela atriz Denise Fraga, incentivou experiências humanas fora do digital, reforçando a mesma mensagem na campanha de Dia dos Namorados. No Dia da Amazônia, a marca levou Gabriel Medina para uma imersão na floresta, alinhada à sua agenda de sustentabilidade. A operadora ainda transformou o ex-tenista Rafael Nadal em “gamer de sofá” em campanha da Vivo Fibra, reforçando seu compromisso com entretenimento e conectividade de qualidade.