Marketing

Café gelado impulsiona estratégia da Nespresso no Brasil

Com campanha de verão, marca investe em portfólio, experiência e educação para ampliar o consumo da categoria

i 14 de janeiro de 2026 - 6h00

Nespresso ativa campanha de verão com máquinas e acessórios em estética inspirada no clima urbano e retrô dos anos 1990 (Crédito: Divulgação)

Nespresso ativa verão com máquinas e acessórios em estética inspirada no clima urbano e retrô dos anos 1990 (Crédito: Divulgação)

A Nespresso tem intensificado sua atuação para ampliar o consumo de café gelado no Brasil, onde está presente há 20 anos, em um movimento que combina inovação de portfólio, educação do consumidor e estímulo a novos momentos de consumo.

Dados internos da companhia mostram que, atualmente, 6% das ocasiões de consumo de café entre seus clientes no País envolvem bebidas geladas, percentual ainda distante da média global da marca, que supera 21%.

Mariana Marcussi, diretora de marketing e sustentabilidade da Nespresso Brasil, afirma que os dados mostram “o tamanho da oportunidade que ainda existe”. “Ainda é uma fatia pequena, mas vemos potencial para triplicar ao longo do tempo”, diz.

Segundo a executiva, a marca vem construindo essa categoria desde 2021, com foco no verão e na atração de públicos mais jovens, como a geração Z, mas sem perder de vista a base atual de consumidores.

Além disso, cerca de 30% do café utilizado pela marca no mundo tem origem em produtores brasileiros. “O Brasil ama café e tem um respeito muito grande pela marca. Aqui, nós somos vistos como um marco de conquista pessoal, algo que simboliza ascensão”, afirma.

Anualmente, a marca lança entre 20 e 25 cafés, incluindo edições limitadas, e mantém um portfólio fixo de quatro opções desenvolvidas especificamente para preparo com gelo, sendo duas para o sistema Original e duas para o Vertuo.

No caso dos cafés gelados, a proposta não envolve máquinas que produzam bebidas frias. “Não é a máquina que faz o café gelado. Os blends são criados para funcionar melhor quando a bebida é resfriada ou servida com gelo”, explica a executiva.

No sistema Vertuo, a leitura de códigos de barras ajusta parâmetros como volume, rotação e temperatura para otimizar a extração, sem que o café saia gelado da máquina.

A relação com o consumidor é reforçada por uma estratégia de experiência que vai além do produto. A Nespresso conta com 35 butiques nas quais promove degustações e masterclasses frequentes conduzidas por coffee experts.

“A gente sabe que o café gelado ainda é algo novo para muitos consumidores. Por isso, as aulas são fundamentais para explicar, educar e mostrar como extrair o melhor de cada café, do grão à xícara”, pondera a porta-voz, destacando que a empresa tem uma base de mais de 800 mil consumidores cadastrados, o que permite personalizar recomendações e estimular novas ocasiões de consumo.

Lançamentos da Nespresso para o verão 2026

As iniciativas ocorrem em um ano simbólico para a Nespresso, que completa 40 anos em 2026, com George Clooney como rosto global da marca em uma campanha que resgata momentos históricos e deve ganhar evidência a partir de março.

Já a campanha de verão “convida o consumidor a apertar o play na estação, fazendo uma analogia direta com o gesto de acionar a máquina e iniciar uma experiência mais leve e refrescante”, explica Mariana, e aposta em uma estética urbana e retrô inspirada nos anos 1990, conectando café, design, moda e cultura pop.

O principal lançamento da temporada é o Pistachio Vanilla Over Ice, além do retorno do Coconut Vanilla Over Ice e de opções como Freddo Delicato, Freddo Intenso, Ice Leggero e Cold Brew Style Intense.

Nespresso lança campanha de verão inspirada nos anos 1990 (Crédito: Divulgação)

No Brasil apenas 6% do consumo é da bebida gelada, contra 21% em outros países (Crédito: divulgação)

Além de copos térmicos, canecas e kits de receitas, a campanha inclui máquinas em edição limitada, como a Vertuo Pop nas cores Verde Pistache e Amarelo Summer, voltadas à construção de imagem.

A executiva destaca que esses modelos não são líderes de venda, mas “ajudam a compor a campanha, trazer visibilidade e reforçar o posicionamento da marca.”

A coleção está disponível por tempo limitado, nas boutiques físicas da marca, no aplicativo, no e-commerce e em marketplaces.