Como a Unilever quer estimular a formação de creators pretos e pardos
Segunda fase do projeto Tudo Pra Creator, da área de Beleza e Bem-Estar da Unilever quer trazer mais diversidade para o projeto e campanhas
Como a Unilever quer estimular a formação de creators pretos e pardos
BuscarComo a Unilever quer estimular a formação de creators pretos e pardos
BuscarSegunda fase do projeto Tudo Pra Creator, da área de Beleza e Bem-Estar da Unilever quer trazer mais diversidade para o projeto e campanhas
Thaís Monteiro
31 de julho de 2024 - 11h55
A Unilever dá início à segunda fase do Tudo Pra Creator, projeto de ensino contínuo para nano e micro influenciadores do segmento de beleza.
Desta vez, o foco da companhia é trazer maior representatividade preta e parda para os inscritos no projeto. Além disso, a Unilever se compromete a incluir esses creators em 100% das campanhas das marcas Dove, Seda, TRESemmé e Clear para o segundo semestre do ano.
A unidade de Beleza e Bem-Estar da Unilever lançou o Tudo Pra Creator em outubro de 2023, com o objetivo de capacitar criadores de conteúdo para o segmento de beleza. O programa inclui um curso digital com trilhas ministradas por influenciadores como Niina Secrets, Lettícia Muniz e Adam Mitch, e demais profissionais da área.
No primeiro momento, a empresa tinha como meta chegar a cinco mil criadores de conteúdo ao todo, com um influenciador em cada município brasileiro. Segundo a diretora de comunicação da Unilever, Paula Paiva, o projeto chegou a 12 mil criadores, em todos os estados do País, mas ainda que não em todas as cidades. Porém, a empresa notou que a quantidade de inscritos pretos e pardos (32%) era menor do que a representação desse grupo na população brasileira.
Para ampliar esse número, a empresa irá realizar campanhas direcionadas ao público com alunos protagonistas, oferecerá bolsas de estudo e realizar eventos. Além disso, a Unilever firmou novas parcerias para auxiliar na captação.
“Nosso desafio é democratizar a beleza. Que ela chegue para todos e seja acessível. Hoje, temos preocupação que o squad compartilhe dos mesmos valores que nós e representem essa nova definição de beleza e estejam comprometidos em quebrar paradigmas. Quando existe conexão entre valor para a pessoa e para a marca é onde acreditamos que a parceria dá certo”, afirma Paula Paiva.
Uma das parcerias é com o Plano, consultoria que faz parte da Mynd – que também é parceiro do Tudo Pra Creator. O Plano irá auxiliar na captação dessa população e oferecer mentorias e workshops para o grupo sobre negócios, empreendedorismo, marca pessoal, oratória, escrita criativa e diversidade.
Adicionalmente, o Plano desenvolveu dois selos. O selo “Marcas com Planos e Propósito” para certificar empresas comprometidas com diversidade e inclusão, como a Unilever. Já o selo “Creator com Propósito” celebra influenciadores que se destacarem ao longo do Tudo Pra Creator. Ademais, a consultoria irá monitorar o impacto e evolução do projeto.
Há a chance de que alguns dos influenciadores sejam agenciados pela Mynd. “O Plano fará a curadoria dos creators que estão se destacando para conseguir ter um olhar ainda mais cuidadoso para eles, com uma nova leva de workshops, nova leva de mentoria e para que, de fato, esses criadores sejam agenciados”, coloca a executiva.
A segunda fase do projeto também ganhou como parceiro a Meta, que endereça outro desafio do projeto: entregar maior personalização e manter o laço com a comunidade. Assim, segundo Paula, a Meta desenvolve junto à Unilever soluções para mensageria personalizada via WhatsApp.
“Não queremos apenas recrutar, mas sim manter as pessoas. Pensamos em como aperfeiçoar a relação, manter relação profunda e personalizada. Acreditamos que o projeto é sobre troca e não só dar sem receber. Poder ter relação para que eles deem feedback sobre produtos e campanhas”, explica a diretora. A Meta também ajudará na campanha de divulgação do projeto, que terá alunos como protagonistas.
Além disso, a Meta também disponibilizará conteúdos por profissionais pretos sobre melhores práticas, dicas e ferramentas disponíveis no Instagram. Da mesma forma que o Plano, Meta irá premiar participantes mais criativos e engajados com oportunidades.
Como resultado, a Unilever se compromete a ter alunos pretos e pardos do Tudo Pra Creator participando de todas as campanhas das marcas Dove, Seda, Tresemmé e Clear pelo restante de 2024. De acordo com a diretora de comunicação, mais de 50% do squad de influenciadores do segmento de Beleza e Bem-Estar da Unilever é composto por creators pretos. Alunos da primeira fase do projeto já são inclusos em campanhas das marcas.
Assim como Plano e Meta, a Unilever também monitora métricas de engajamento e criatividade dos alunos para celebrar aqueles que se destacam.
Por fim, além de ampliar a presença preta e parda no projeto para 56%, a Unilever quer chegar ao número de 20 mil inscritos até o fim do ano e a todos os municípios.
Embora outras áreas da Unilever não tenham projetos do tipo, Paula adianta que há planos para pensar a expansão do Tudo Pra Creator. “Começamos pela categoria de Beleza, mas sabemos que quando falamos de influenciadores, podemos vender diversas coisas diferntes. É uma empresa que está em 100% dos lares com diferentes categorias de produtos. Sabemos que todas essas áreas trabalham com influenciadores. Há oportunidade de expansão”, coloca.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros