Assinar

Walmart testará venda de automóveis em suas lojas

Buscar

Walmart testará venda de automóveis em suas lojas

Buscar
Publicidade
Marketing

Walmart testará venda de automóveis em suas lojas

Os negócios serão feitos por meio de uma parceria com a plataforma CarSaver


25 de janeiro de 2017 - 9h00

walmart3.jpg

A plataforma permite que os consumidores selecionem, financiem e façam seguro dos veículos no site ou em quiosques touch-screen

Por Hannah Lutz, do Advertising Age*

O Walmart está entrando no mercado de vendas de veículos por meio de parcerias com grupos de concessionárias, incluindo a AutoNation, a segunda maior do ramo nos Estados Unidos. A empresa lança, em abril, a plataforma de venda de veículos online CarSaver que estará disponível em cerca de 25 lojas da rede em quatro mercados: Houston, Dallas, Phoenix e Oklahoma City. A Ally Financial é a principal financiadora do programa.

A plataforma permite que os consumidores selecionem, financiem e façam seguro dos veículos no site ou em quiosques touch-screen, além do suporte de profissionais bilíngues ao telefone. Funcionários da CarSaver dentro do Walmart irão explicar como o programa funciona para os consumidores da loja. Os interessados terão a opção de selecionar um veículo novo, usado ou carros usados com certificados de qualidade, se candidatar ao financiamento e montar seu plano de seguros.

Depois que esse processo for concluído, a CarSaver irá conectar o cliente a um revendedor local certificado e agendar uma visita à loja. Se o cliente não entrar em contato com o revendedor, um atendente especializado em carros da CarSaver ligará novamente.Se a compra for concluída, a revendedora paga à CarSaver uma “taxa” de US$ 350 na maioria dos estados. Dependendo do estado, o pagamento vem na forma de uma taxa de assinatura.

Em abril do ano passado, a CarSaver, o Walmart, empresas automotivas e vinte revendedores participaram de uma versão piloto do programa em Stuart, na Flórida. Cerca de 80% dos agendamentos feitos por meio do programa tiveram suas compras concretizadas e, em média, o consumidor economizou mais de US$ 3 mil do preço da etiqueta, por conta dos preços vantajosos do programa, afirmou Sean Wolfington, CEO da CarSaver.

Os representantes do Walmart não comentaram o assunto. A gigante não faz comentários sobre iniciativas e operações que ainda não foram expandidas para todo o país. A CarSaver foi fundada em 2012 por Chad Colliler e Wolfington, em Miami. Wolfington é sócio da Honda de Los Angeles e Collier é president da CarSaver e um antigo revendedor.

“Antes de vender a minha revendedora, eu notei que os revendedores que nós comprávamos os veículos também vendiam para outros 10 e 15 revendedores, e isso comprometia a nossa taxa de conversão e a experiência do consumidor que estava sendo bombardeado por ofertas de todos os lados, ” afirmou Collier. “Esse é o motivo pelo qual nós entregamos mais agendamentos que as revendedoras”.

Enquanto descrevia o programa do Walmart, Wolfington se referiu frequentemente a um programa similar de sucesso criado pela Costco. Há 20 anos, ele gerenciou o programa de compra de carros da Cotsco para a revendedora que ele trabalhava. “Eu estava impressionado com o programa da Cotsco e o quão mais fácil era para a revendedora já que os consumidores confiavam na Cotsco e apreciavam o preço bom e sem a chateação”, comentou.

Wolfington ficou “convencido que essa era a maneira certa de vender carros – com um preço justo e transparente, apresentado por marcas que os consumidores confiam”. Depois, o executivo ajudou a criar a plataforma de tecnologia que fez o negócio de compra de carros por meios digitais avançar, incluindo o CyberCar/Automark, que foi comprado pela Reynolds and Reynolds/BZ Results. Mais tarde, essa empresa foi comprada pela, o que agora, CDK Global e VIN Solutions, que também foi comprada pela Cox Automotive.

O programa da Cotsco vende, em média, mais de mil novos veículos por ano pelo Costco outlet, de acordo com Wolfington. A plataforma do Walmart planeja vender mil veículos, entre novos e usados, por ano. Existem cerca de 3.500 lojas do Walmart nos Estados Unidos.

*Tradução: Mariana Stocco

Publicidade

Compartilhe

Veja também