Interação virtual em Las Vegas

Buscar
Publicidade

Mídia

Interação virtual em Las Vegas

Outra grande sensação da NAB são os cenários virtuais, as telas touch screen e a telepresença


14 de abril de 2011 - 5h32

Embora já bastante utilizados nos canais de televisão, principalmente no jornalismo, esses recursos ainda são pouco explorados na produção de vídeos interativos, corporativos e principalmente em eventos.

A Accuweather, por exemplo, tem um belo estande aqui na feira demonstrando a interatividade em um monitor touch. Um apresentador ou ator pode estar em um local e interagir no mesmo cenário com outra pessoa que se encontra em outro local. A impressão que temos é que estão lado a lado. Esse cenário, por sua vez, se modifica, se move, e diversos elementos podem surgir durante a apresentação, podendo ser controlados pelo próprio apresentador ou ator.

Essa interação se dá por pontos estrategicamente localizados no monitor de referência, mas que não aparecem na visualização final. São pontos que servem de localizadores para o apresentador e para a equipe que gera os gráficos e caracteres.

Além disso, é possível ampliar o cenário, arrastar para os lados, clicar em hiperlinks, tudo com a ponta dos dedos. É o controle nas mãos de quem está à frente do cenário.

Enfim, existem diversas possibilidades a serem exploradas nesse ramo e que com certeza devem causar um impacto enorme em um grande evento ou em outras produções que não sejam apenas voltados ao telejornalismo.

A tecnologia está aí, diante de todos nós, mas o grande diferencial ainda são as idéias e a criatividade ao utilizá-la.

*Pi Malandrino é coordenador de pós-produção da TV1 Vídeo e está em Las Vegas para a NAB Show 2011 e escreve como participação especial para o Meio & Mensagem.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata

    Aposta Ganha assume naming rights do prêmio Bola de Prata

    Marca de apostas esportivas assume o lugar da Sportingbet que ocupava a posição desde 2016

  • Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste

    Meta será a primeira big tech multada pela UE por práticas antitruste

    Agência reguladora pode aplicar uma multa de até US$ 13,4 bilhões à Meta por vinculação do serviço de anúncios Marketplace ao Facebook