44º Festival de Brasília exibirá 624 filmes
Evento que acontece entre 26 de setembro e 3 de outubro recebeu número recorde de inscrições. Foram 110 longa-metragem (56 inéditos), 415 curtas e 99 filmes de animação
Evento que acontece entre 26 de setembro e 3 de outubro recebeu número recorde de inscrições. Foram 110 longa-metragem (56 inéditos), 415 curtas e 99 filmes de animação
Meio & Mensagem
26 de setembro de 2011 - 2h25
A partir desta segunda-feira, 26, a capital do Brasil passa a ser também a cidade do cinema brasileiro com o início do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em sua quadragésima quarta edição, o evento recebeu um número de inscrições recorde. Foram 624 filmes, sendo 110 longas-metragens (dos quais 56 inéditos), 415 curtas e 99 filmes de animação.
Estão na disputa dos R$ 425 mil em prêmios seis longas, 12 curtas e 12 curtas-metragens de animação. O Melhor Filme de Longa-Metragem, segundo o Júri Oficial, receberá R$ 250 mil. O Melhor Diretor levará para casa R$ 20 mil, assim como o melhor filme de acordo com o Júri Popular. Já entre os filmes de curta-metragem, os maiores prêmios são para o Melhor Filme Júri Oficial (R$ 20 mil), Melhor Filme Júri Popular (R$ 10 mil) e Melhor Direção (R$ 5 mil).
O programa do festival, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, conta com cinco seminários, cinco oficinas, cinco mostras paralelas não-competitivas e a Mostra Brasília, que exibe apenas produções do DF em curta, média e longa-metragem. As exibições das mostras competitivas serão entre 27 de setembro e 2 de outubro de 2011 no Cine Brasília e, simultaneamente, em Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia.
O 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem patrocínio de Petrobras, Oi e Terracap, e apoio de BRB, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Caesb, Oi Futuro, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Câmara Legislativa do Distrito Federal e TV Brasil, além do apoio cultural de Canal Brasil, Revista Cinema, Cinemark, SESC/DF, Teatro de Sobradinho e Instituto Terceiro Setor (ITS).
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix