Americanos mostram incômodo com coleta de dados para anúncios
Pesquisa divulgada nesta semana foi realizada pela Pew Research Center com usuários do Facebook
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Meio & Mensagem
18 de janeiro de 2019 - 14h06
Como todo mundo que está relativamente familiarizado com o universo das redes sociais sabe, a tecnologia permite que o Facebook capture, armazene e explore os dados de cada usuário com extrema facilidade. O que muita gente não sabe é que é possível gerenciar parte desses dados capturados pela plataforma para a segmentação de campanhas. Basta ir em configurações e clicar em “anúncios”, ao lado esquerdo da tela.
Ao fazer esse processo, o usuário encontra diversas listas de interesses – ou em outras palavras, os dados que os anunciantes usam para encontrá-lo na rede social. O fato novo, e surpreendente, é que 74% das pessoas sequer tem conhecimento de que essa listagem existe. Foi o que mostrou uma pesquisa do Pew Research Center, que foi divulgada nesta semana nos Estados Unidos.
Com bases na organização desses dados, é simples perceber que o Facebook vai deduzir que uma pessoa, por exemplo, trocou de carro recentemente, fez uma viagem ao litoral ou degustou seu prato predileto. Para alguns usuários, a plataforma consegue, inclusive, detectar crenças políticas e afinidade com causas diversas.Ao se depararem com a listagem de interesses gerada pela rede social, 59% dos pesquisados disseram que esses dados eram precisos e que refletiam seus hábitos na vida real. Para o mundo do marketing, talvez o insight mais relevante é o incômodo das pessoas com a coleta de suas informações. Mais da metade dos usuários (51%) disse não se sentir à vontade com o fato de o Facebook armazenar essas informações e oferecer anúncios com base nelas.
Vale lembrar que a pesquisa foi realizada em 2018, alguns meses após o Facebook ter suspendido a Cambridge Analytica por coletar indevidamente dados de usuários da plataforma, uma revelação que causou uma certa crise de confiança do público com relação as redes sociais.
Em um comunicado encaminhado ao jornal Washington Post, o escritório americano do Facebook disse acreditar que “as descobertas do Pew ressaltam a importância da transparência e do controle em toda a indústria de anúncios, além da necessidade de mais educação do consumidor em torno dos controles que colocamos na ponta dos dedos”. Nele, a empresa também prometeu trabalhar para tornar as configurações de anúncios ainda mais fáceis de serem utilizadas pelos usuários.
Para concluir o estudo, o Pew Research Center ouviu 963 adultos norte-americanos entre 4 de setembro e 1 de outubro.
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