ANJ descontinua Métrica Única
Altos custos, diferentes metodologias e acordos globais interromperam projeto, mas Kantar Ibope se une a ComScore e IVC em novo índice
Altos custos, diferentes metodologias e acordos globais interromperam projeto, mas Kantar Ibope se une a ComScore e IVC em novo índice
Igor Ribeiro
8 de agosto de 2016 - 12h41
Anunciado em outubro do ano passado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), o projeto da Métrica Única de Audiência foi paralisado em abril deste ano. “O custo era muito alto e os jornais queriam utilizar metodologias diferentes”, explica Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ.
Outro motivo seria a parceria global da ComScore, uma das partes envolvidas no projeto, com a Kantar, que fornece uma pesquisa concorrente ao EGM da Ipsos – instituto que também fazia parte do grupo original. “Foi um grande aprendizado no ano passado e queríamos continuar, mas precisamos de números da Comscore e esse contrato internacional inviabilizou nossa continuidade”, afirma Diego Pagura, diretor da Ipsos no Brasil.
Ricardo destaca que, apesar de a ANJ não liderar oficialmente novas ações nesse sentido, segue apoiando outras iniciativas. “Continuamos incentivando o projeto e que o mercado busque os índices que melhor expressem a amplitude de sua audiência no impresso e no digital”, diz o executivo.
A Kantar Ibope Media tem perseguido esse objetivo, junto à ComScore e ao Instituto Verificador de Comunicação (IVC). “Estamos cruzado esses elementos com TGI para acrescentar dados sobre hábito de consumo entre leitores de jornais no impresso e digital”, relata Orlando Lopes, CEO da Kantar Ibope Media.
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