Assinar

Anunciantes dizem o que acham do Facebook

Buscar

Anunciantes dizem o que acham do Facebook

Buscar
Publicidade
Mídia

Anunciantes dizem o que acham do Facebook

Pesquisa aponta que uso da rede social como estratégia de comunicação cresce e chega a 85,1% dos anunciantes nos EUA


26 de fevereiro de 2013 - 10h05

Pesquisa do Advertising Age e Citibank apresentou um diagnóstico do uso e da percepção dos anunciantes norte-americanos em relação ao Facebook. Para a rede social, os dados são animadores, por um lado, e preocupantes, por outro. Enquanto em junho de 2012, metade dos anunciantes via necessidade de atuarem no Facebook, na pesquisa mais recente – divulgada nessa segunda-feira 25 – 85,1% dos executivos de marketing afirmam utilizarem a rede social como parte das suas estratégias de comunicação e, entre eles, 72,2% afirmam que vão aumentar a verba disponível para a ferramenta (contra 25,8% que afirmam manter a mesma e 2% que tendem a diminuir o budget).

No entanto, para parte dos anunciantes o envolvimento ainda não inclui o investimento em publicidade. Segundo o estudo, 61,5% dos entrevistados afirmam que no orçamento destinado ao Facebook estão alocados recursos para o investimento direto em anúncios na rede social. Dos executivos que mantém estratégias de comunicação vinculadas à rede social, 30,4% não reservam investimento algum para gastos com anúncios e quase metade (46,7%) não veem diferenças do ROI entre a rede social outras plataformas, como Google ou Yahoo.

Os usos mais frequentes e objetivos do investimento da rede social pelos anunciantes são tornar a marca lembrada e querida, produzir tráfego para o próprio site, ganhar fãs ou likes. Criar uma plataforma de “social commerce” ainda é pouco entendido como objetivo pelos anunciantes. Os recursos publicitários do Facebook também são pouco explorados pelas companhias. Entre os que utilizam a rede social, 70,7% nunca utilizaram o formato “histórias patrocinadas” (mas a taxa de satisfação dos que o utilizaram seja de 79,6%, entre muito satisfeitos e satisfeitos) e 87,2% nunca usaram o Facebook Exchange (FBX), que mantem um elevado grau de insatisfação entre os que o utilizaram: 65% disseram o recurso ser ineficaz ou muito ineficaz.

O estudo “Advertising Age/Citigroup Survey of Marketer Attitudes Toward Facebook” ouviu 701 executivos de empresas anunciantes, agências de propaganda, midia, relações públicas ou digitais, consultores de marketing e prestadores de serviço em comunicação.

Com informações do Advertising Age 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2024

    Os grandes eventos esportivos dominaram as buscas do ano, assim como a morte do apresentador Silvio Santos e as inundações no Rio Grande do Sul

  • TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    TikTok distribuirá 100 mil livros de graça em São Paulo

    Plataforma levará as obras mais citadas pelos BookTokers a espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, de 11 a 17 de dezembro