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As maneiras de engajar marcas com a Geração Z no Twitter

Quase metade de todos os tuites enviados ao longo do ano nos Estados Unidos vieram de usuários com idade entre 16 e 24 anos


15 de dezembro de 2021 - 14h37

(Crédito: Reprodução)


*Texto de Rob Pietsch, do Twitter, para o Ad Age

A Geração Z usa seu tempo em uma variedade de plataformas nas redes sociais. E enquanto existem muitos que acreditam que eles são mais obcecados com os desafios mais atuais de dança e outros entretenimentos efêmeros, a Geração Z também está conduzindo a maioria das conversas populares do Twitter. As suas vozes no Twitter são altas, orgulhosas, sem filtro e totalmente genuínas. Por isso a rede social é também um dos lugares mais valiosos para marcas se conectarem com eles.

A Geração Z vai ao Twitter para aprender sobre tudo que está acontecendo no mundo ao redor dela – desde notícias e cultura pop até tendências da internet – e para se conectar com as comunidades e grupos interessantes e que importem para eles. Na verdade, quase metade de todos os tuites enviados ao longo do ano nos Estados Unidos vieram de usuários com idade entre 16 e 24 anos.

Eles se tornaram tão influentes que, quando nós olhamos algumas das conversas de tópicos populares no Twitter, tais como filmes, jogos e comida, nós descobrimos que a Gen Z é na verdade a maioria condutora dessas conversas. Eles são os que começam as tendências e mantém os memes acontecendo.

https://twitter.com/EVERSINCEXHABIT/status/1324621965165027329?s=20

A Gen Z está claramente criando ondas no Twitter, e a sua influência na plataforma é algo que as marcas podem entrar.

Engajando com o mundo
Para a Geração Z, marcas são uma extensão natural de sua experiência do Twitter. Nós todos sabemos que a Geração Z ama as redes sociais. Mas enquanto eles podem usar outras plataformas para coisas como escapismo e entretenimento, eles vão ao Twitter para engajar com o mundo ao seu redor, incluindo marcas.

Em uma pesquisa recente do Twitter, 70% das respostas da Gen Z dizem que eles usam a rede social para aprender sobre novos lançamentos de produtos. E eles não vieram apenas para observar. A ampla maioria da Gen Z que nós pesquisamos disse que eles vão ao Twitter para compartilhar suas opiniões sobre produtos e serviços que eles viram.

Tão importante quanto, o Twitter é onde a Geração Z vai para medir quais marcas estão se mantendo conectadas com as conversas culturais e sociais acontecendo ao redor de nós, com muitas pessoas dizendo que usam a plataforma para comentar em como as marcas estão se conectando com os problemas sociais que eles se importam com.

https://twitter.com/Sarhola/status/1430432132426514432?s=20

De acordo com nossa pesquisa, a Geração Z está inclinada de forma mais engajada à plataforma e isso parece se traduzir em maior receptividade à publicidade. Um estudo recente comandando pelo Twitter sugere que a Gen Z é mais propensa do que outras gerações a engajar com sua conversa de campanha.

A Geração Z se junta a conversa se ela for a certa
Nós vimos que, quando as marcas se aproximam da Gen Z com o conteúdo certo, essa geração se junta à conversa. Em um estudo de quatro grandes campanhas no Twitter, a Geração Z tuitou mais do que qualquer outra geração em três dessas campanhas. Eles estavam especialmente engajados quando havia um elemento na campanha com que eles poderiam tocar – algo como um meme. Em uma das campanhas em particular, eles dominaram o engajamento, enviando metade dos tuites relacionados a campanha.

E como nós sabemos de outras pesquisas recentes, as pessoas se juntando a conversação de sua campanha pode ter múltiplos efeitos no alcance.

https://twitter.com/oliviajanerocks/status/1331070249270194176?s=20

Aqui estão algumas dicas de como as marcas podem se conectar com a Geração Z no Twitter:

1. Abrace o poder do meme
Em uma pesquisa recente, nós aprendemos que 38% da Geração Z vai ao Twitter para ver os últimos memes e tendências virais da internet. E em nossa pesquisa de campanha, descobrimos que a Gen Z sustenta a conversa, isso acontece porque eles estão conectados com momentos dignos de memes nas conversas de campanhas, ou sobre o que seus colegas estavam falando organicamente. Isso cria uma oportunidade para marcas criarem conteúdo com alta chances de resposta com memes para sustentar a conversa.

2. Assumir com aquisições

Nossa pesquisa mostrou que a Gen Z é especialmente empolgada para participar de conversas de campanhas desde o início. Então,  é importante capturar esse entusiasmo, seja com uma aquisição da timeline que coloque sua marca no topo das conversas em seu primeiro dia de publicidade, uma aquisição de tendência que alinha sua marca com o que está em alta no momento ou até uma ativação ao vivo.

https://twitter.com/Verizon/status/1358605726567047168?s=20

3. Se manter comprometida com a conversa
A Geração Z é experiente quando se trata de engajamento de marca e eles vão instantaneamente reconhecer quando uma empresa está fazendo algo bom. Então não os desaponte. Sustente a conversa e conecte com eles sempre que tiver oportunidade. O Twitter Amplify é uma forma de fazer isso entregando conteúdo relevante para eles ao redor da multidão de interesses, incluindo esportes, jogos, filmes, música ou o que estiver acontecendo no momento.

4. Contrate algum talento
O talento é uma ótima forma de inspirar conversas com a Geração Z. E, como marca, é hora de você se aproveitar disso. Usar influenciadores para lançamentos de campanhas pode fazer com que os fãs prestem atenção na sua marca, e, através de associação, estabeleçam confiança e familiaridade. No caso da empresa de tecnologia, Alienware, a companhia se conectou com uma nova geração de jogadores ao recrutar astros da NBA e WNBA, que também eram jogadores por si só, para interagir com a audiência premium de jogadores do Twitter através de livestreams.

https://twitter.com/Alienware/status/1347951285463613446?s=20

Com essas estratégias em mente, as marcas que engajam com a Gen Z no Twitter podem explorar sua influência descomunal sobre todos os consumidores.

*Traduzido por Henrique Cesar

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