Bard, inteligência artificial do Google, chega ao Brasil

Buscar

Bard, inteligência artificial do Google, chega ao Brasil

Buscar
Publicidade

Mídia

Bard, inteligência artificial do Google, chega ao Brasil

Bard, ferramenta de IA do Google foi lançada em fevereiro já está disponível em 40 idiomas, além de estar presente em 180 países


13 de julho de 2023 - 12h43

O Google lançou nesta quinta-feira, 13, o Bard no Brasil. A inteligência artificial da big tech havia sido apresentada em fevereiro e chega ao País com versão em português. A companhia levou a solução a 180 nações, em 40 idiomas diferentes.

Bard

Bard foi lançado em fevereiro e está disponível em português (Crédito: Divulgação/Google)

A companhia afirma que o Bard ainda está em fase experimental, evoluindo a partir do feedback dos usuários. O serviço pode ser acessado por meio do link bard.google.com via computador ou smartphone. Além disso, a ferramenta conta com um botão de direcionamento para o buscador do Google para que a pesquisa seja complementada.

Segundo a big tech, o avanço do Bard pelo mundo está em consonância com especialistas, legisladores e reguladores dos países em que está sendo disponibilizado, bem como com as medidas necessárias para proteger a privacidade e os dados dos usuários.

Entre as sugestões para o uso da tecnologia está o auxílio em programação, geração de textos criativos, melhoria de produtividade e a obtenção de resumos de tópicos complexos.

Já no que diz respeito às atualizações, o Google anunciou a possibilidade de fixar e renomear conversas com o Bard; exportar códigos de programação Python para o Replit, além do Google Colab; compartilhamento de respostas com amigos, além do uso de imagens em comandos a partir dos mdsmos recursos do Google Lens.

Big techs pela IA

Os planos do Google para inteligência artificial envolvem, ainda, a aplicação de inteligência artificial generativa nos serviços já oferecidos pelo Google como o próprio buscador. A Microsoft, por exemplo, já incorpora o ChatGPT no Bing.

Além disso, os anúncios estão acompanhando a evolução e democratização da IA no mundo. Com a rápida ascensão do ChatGPT, da OpenAI, empresas de tecnologia vem trabalhando para não perder competitividade e lançar produtos cada vez mais potentes.

O Bard foi treinado a partir do modelo de linguagem LaMDA, que conta com 137 bilhões de parâmetros. Contudo, o CEO do Google, Sundar Pichai, afirmou que irá migrar a tecnologia para o PaLM, que abraça cerca de 540 bilhões de parâmetros. Na contramão, o mercado aguarda o lançamento do GPT-4. A nova versão pode ser dez vezes maior que a atual, baseada no dataset Common Crawl, que reúne 60 milhões de domínios da web e seus adjacentes.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos

    TV Cultura quer renovar propósitos sociais e comerciais aos 55 anos

    Emissora pretende dar continuidade à programação educativa e cultural e atrair mais parceiros do mercado publicitário para projetos embasados em propósito

  • KOI Group lança plataforma EWO, focada em out-of-home

    KOI Group lança plataforma EWO, focada em out-of-home

    Plataforma de mídia exterior urbana busca oferecer cruzamento de dados inteligentes e segmentação precisa