Beijo gay aquece audiencia do SBT
Exibição da cena da novela Amor e Revolução, inédita na dramaturgia da TV aberta nacional, levantou o ibope da emissora
Exibição da cena da novela Amor e Revolução, inédita na dramaturgia da TV aberta nacional, levantou o ibope da emissora
Bárbara Sacchitiello
13 de maio de 2011 - 10h23
O primeiro beijo entre um casal gay da história da dramaturgia nacional finalmente aconteceu – e foi na telinha do SBT. Bastante comentada pela imprensa e aguardada pelo público, a cena foi exibida na novela Amor e Revolução, do autor Tiago Santiago, e conseguiu alavancar a audiência do horário.
Durante a exibição do capítulo desta quinta-feira, 12 de maio, o SBT conseguiu manter uma média de ibope em torno dos 7 pontos. Em alguns momentos, a novela alcançou picos de 8,3 pontos. (Desde a estreia, a novela vem registrando uma média de audiência entre 5 e 6 pontos). A audiência do SBT superou a da Record, que no mesmo horário, exibe a trama Vidas em Jogo.
A expectativa da primeira cena de beijo entre um casal homossexual na telinha era tanta que o SBT chegou a adiar em um dia a exibição do capítulo – a previsão inicial era de que o beijo, protagonizado pelas atrizes Giselle Tigre e Luciana Vendramini, fosse ao ar na quarta-feira 11. Mas o próprio autor da novela assumiu, em seu Twitter, que a cena foi adiada para aumentar a curiosidade do público.
Antes mesmo de anunciar o beijo gay, Amor e Revolução já vinha chamando a atenção da audiência por conta das fortes cenas de tortura e de violência. Abordando o período da ditadura militar, a novela detalha a ação da polícia e dos grupos de combate aos comunistas. Na ocasião do lançamento da trama, o autor Tiago Santiago disse que a obra não pretendia levantar a bandeira política da esquerda, mas sim retratar o contexto político e social do País como pano de fundo para uma história ficcional de amor. Apesar disso, um grupo de militares aposentados chegou a fazer um abaixo-assinado, pedindo a suspensão da novela (leia mais sobre isso aqui ).
O pioneirismo em exibir um beijo gay acabou fazendo com que Amor e Revolução ganhasse uma grande repercussão na mídia. O próprio SBT publicou em seu site um compilado de matérias de sites, revistas e jornais do País, que abordam a quebra do tabu e comentam a cena. Santiago já declarou que o romance entre as duas personagens deve continuar.
Compartilhe
Veja também
Tumblr se reposiciona como rede social e libera função TV
Plataforma viu seu número de usuários voltar a crescer após o banimento do TikTok no começo da semana e função de vídeo pode ser alternativa à rede
As 5 tendências de vídeos curtos para 2025, segundo o Kwai
Aplicativo aponta o crescimento do social commerce a o aumento de transmissões ao vivo para o cenário dos conteúdos dinâmicos neste ano