Assinar

Brasileiros estão mais críticos e cuidadosos

Buscar

Brasileiros estão mais críticos e cuidadosos

Buscar
Publicidade
Mídia

Brasileiros estão mais críticos e cuidadosos

Pesquisa da KPMG que avaliou consumidores durante a pandemia indica, ainda, aumento da preocupação com dados na internet


7 de abril de 2021 - 7h36

(Crédito: iStock)

O ano de 2020 e a pandemia – que se estende até hoje – fez com que os consumidores brasileiros fossem mais atraídos pelas compras online. Analisando o comportamento do público neste período, uma pesquisa da KPMG indica que os compradores online estão mais cuidadosos e críticos.

Um dos principais pontos que chamou a atenção foi a preocupação com os dados pessoas, que subiu para 13%, ultrapassando os 9% registrados antes da pandemia. “Isso demonstra a preocupação que o consumidor tem com sua segurança, tanto no meio físico como no meio virtual”, aponta Augusto Puliti, sócio-líder de experiências do cliente da KPMG.

Além disso, 80% dos consumidores apontam como importante ou muito importante uma boa experiência nas interações digitais. “81% afirmam estar comprando mais online, sendo que 58% dos consumidores dizem estar usando tecnologias diferentes, o que reforça o argumento que a jornada de compra além de ser multicanal, ela também é cross dispositivo, com avanço do mobile.”

Ainda de acordo com a pesquisa, é possível prever algumas tendências para os próximos anos. O processo de digitalização continuará avançando aceleradamente. Assim, as empresas precisam estar presentes e oferecer experiências positivas, simples, dando segurança aos seus clientes, para que elas continuem relevantes e com a confiança dos consumidores, o que permitirá a coleta de dados e conhecimento, para desenhar uma experiência personalizada e relevante.

De acordo com Fernando Gambôa, sócio-líder de consumo e varejo da KMPG, devemos ver uma inversão do modelo tradicional do varejo. “Atualmente, o e-commerce é visto como mais um canal no modelo omnichannel do varejo. No futuro, como a crescente adoção do comércio digital e as mais diferenciadas estratégias de entrega dos produtos (buy-online-pick-up-in-store (BOPIS), (buy online, pick-up curbside (BOPAC), Buy OnlineReturn In Store (BORIS), o que esperamos é que o varejo físico passe a ser um viabilizador do comércio digital.”

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo contabiliza 102 milhões de espectadores no Brasileirão 2025

    Globo contabiliza 102 milhões de espectadores no Brasileirão 2025

    Na 11ª rodada, empresa revela que, apenas pelo Premiere, passaram cerca de 11 milhões de espectadores

  • Tom Goddard, da WOO: potenciais e desafios do OOH

    Tom Goddard, da WOO: potenciais e desafios do OOH

    Nos próximos cinco anos, segmento deve dobrar a participação em todo o mundo e Brasil pode liderar esse movimento