Assinar

E-commerce cresce 41% no Brasil em 2020

Buscar

E-commerce cresce 41% no Brasil em 2020

Buscar
Publicidade

Marketing

E-commerce cresce 41% no Brasil em 2020

O desempenho é o maior desde 2007 e foi impulsionado pelos novos hábitos digitais trazidos pela pandemia da Covid-19


26 de março de 2021 - 8h43

(Crédito: Filadendron/istock)

As vendas via e-commerce aumentaram 41% no Brasil em 2020, de acordo com 43ª edição do relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit em parceria com a Nielsen. O crescimento é o maior já registrado desde 2007 e é motivado, principalmente, pelo impulso ao comportamento digital dado pela pandemia da Covid-19. As vendas foram equivalentes a R$ 87,4 bilhões, impulsionado pela maior contribuição das compras pelo celular.

Além disso, o aumento dos pedidos foi importante para que as vendas crescessem tanto. Foram 194 milhões de pedidos, uma alta de 30% em comparação com 2019. O frete grátis também ajudou a impulsionar o interesse dos consumidores, representando 43% do total das transações feitas em 2020.

A agilidade do celular foi a principal parte dessa operação: 55,1% das vendas foram realizadas através dos aparelhos móveis, o que corresponde a R$ 45,9 bilhões, uma alta de 79% em relação ao ano anterior.

As lojas de departamento representaram 84,3% do faturamento total, seguidas por artigos esportivos (2,8%), informática (2,4%) e roupas (2,2%).

Os estados do Sudeste correspondem a 52% das transações realizadas via e-commerce no ano passado. A região Nordeste teve um destaque no período, dobrando o consumo por e-commerce em 2020, alcançando 18,5% do total.

A edição anterior do estudo da Ebit|Nielsen, divulgada em agosto de 2020, já mostrava os efeitos da pandemia no comércio eletrônico brasileiro. Na época, com as partes das lojas físicas, shoppings e pontos de venda fechados, o volume de transações realizadas via e-commerce havia crescido 47% no primeiro semestre.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Black Friday: varejo online deve crescer 9% em 2024

    Pesquisa da Neotrust Confi aponta um possível crescimento nas vendas após a retração de 2023

  • Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Shauer chega ao mercado de moda com marketing baseado em IA

    Marca de luxo masculina com influências japonesas realizou investimento inicial de R$ 4 milhões, e planeja crescimento de R$ 2 milhões no primeiro ano