CEO do YouTube defende “bem-estar digital”
Em um momento em que youtubers, no Brasil e no mundo, ganham foco por conteúdo tóxico, Susan Wojcicki reforça transparência e rigor nas políticas da plataforma
Em um momento em que youtubers, no Brasil e no mundo, ganham foco por conteúdo tóxico, Susan Wojcicki reforça transparência e rigor nas políticas da plataforma
Susan Wojcicki: “Um dos modos de melhorar o YouTube é por meio de testes e repetições” (Crédito: Divulgação)
Primeiro Júlio Cocielo durante a Copa perdeu patrocinadores por declarações racistas. Posteriormente, outros youtubers entraram evidência por declarações polêmica, atuais e antigas. Na semana passada, um vídeo resgatado do youtuber mineiro Everson Zoio, em que ele fala como teve sexo sem consentimento da namorada, despertou nova polêmica sobre conteúdo tóxico na plataforma.
É neste contexto, em meio ao alerta do público e também das marcas, não só no Brasil, mas no mundo, que a CEO do YouTube, escreveu uma carta aberta atualizando as prioridades da plataforma para o semestre. Nela, em mensagem direcionada principalmente aos criadores de conteúdo, Susan Wojcicki reforça transparência e rigor nas políticas do YouTube. “Nossos dispositivos são cada vez mais importantes. Por isso, queremos colaborar com o bem-estar digital”, diz Susan.
“Embora o futuro esteja cheio de oportunidades, ele também traz alguns desafios. Um dos modos de melhorar o YouTube é por meio de testes e repetições, mas entendemos que mudanças repentinas geradas por experimentos são difíceis de administrar”, escreve Susan. A executiva reforça que, com a marca de 1,9 bilhão de usuários conectados, aumenta a responsabilidade em influenciar “debates globais”.
Veja os principais trechos da carta:
Transparência
Continuamos priorizando ter mais comunicação com os criadores de conteúdo. Tomamos a iniciativa de responder mais nas mídias sociais e conseguimos aumentar em 600% o número de tuítes respondidos por meio das nossas contas oficiais. Ano passado, lancei meu próprio canal com o objetivo de me comunicar mais com os criadores de conteúdo e senti na pele alguns desafios e oportunidades que surgem quando compartilhamos nossas ideias por vídeo.
Anunciantes
Uma das minhas maiores prioridades é mostrar aos anunciantes as oportunidades do YouTube: alcançar comunidades envolvidas e ampliar o alcance das marcas. Estamos nos esforçando na questão de segurança de marca e tendo ótimos resultados em trazer os anunciantes de volta para o YouTube. Tenho me reunido com as maiores marcas do mundo para compartilhar as histórias de progresso juntos.
“Senti na pele alguns desafios e oportunidades que surgem quando compartilhamos nossas ideias por vídeo”
Aprendizado
A educação é um dos maiores benefícios do YouTube. Todos os dias, espectadores assistem conteúdo de aprendizado mais de um bilhão de vezes para desenvolver novas habilidades e incentivar aquilo que amam. Tenho o orgulho de anunciar uma nova iniciativa, o YouTube Learning. Por meio dele, estamos oferecendo subsídios e promoções para apoiar o conteúdo de criadores focados em educação, organizações especializadas e alunos. Também estamos expandindo nossa atuação na área de conteúdo de aprendizado.
“Estamos nos esforçando na questão de segurança de marca”
Futuro
Quando lançamos o YouTube Kids App, incluímos um cronômetro para os pais limitarem o tempo das crianças no app. Desde então, percebemos que o cronômetro também poderia ser útil para os adultos. Por isso, no app principal do YouTube, lançamos um recurso que envia aos usuários um lembrete para fazer uma pausa. Também adicionamos a opção de uma notificação diária em forma de resumo por e-mail em vez de várias notificações. Além disso, possibilitamos a configuração dessas notificações para que elas sejam enviadas em intervalos específicos.
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