Mídia

Como a despedida de Bonner virou lucro para a Globo

Marcas aproveitaram a troca de bastão do âncora com César Tralli no Jornal Nacional para fazer comerciais temáticos

i 3 de novembro de 2025 - 6h05

Bonner

William Bonner se despediu da bancada do Jornal Nacional, que será comanda por Renata Vasconcellos e César Tralli (Crédito: João Cotta/Globo)

Na sexta-feira, 31, William Bonner desejou seu último ‘boa noite’ aos espectadores como âncora do Jornal Nacional, na TV Globo.

Após 29 anos na bancada – função que também acumulava com a de editor-chefe – Bonner já havia anunciado que deixaria as funções diárias no telejornal para poder se dedicar a outros projetos. A partir de fevereiro, o jornalista apresentará o Globo Repórter, junto de Sandra Annemberg.

Para ocupar o lugar de Bonner na bancada do Jornal Nacional, a Globo escolheu César Tralli, que já foi recebido na sexta-feira, 31, para receber as boas-vindas do antecessor e de Renata Vasconcellos, com quem dividirá a apresentação já a partir desta segunda-feira, 3.

Enquanto no estúdio a despedida de Bonner teve um tom emotivo, com as presenças de familiares e de colegas da redação, no intervalo comercial também houve celebrações pelo histórico dos quase 30 anos do jornalista à frente do programa.

Pelo fato de a Globo já ter anunciado com antecedência a dança das cadeiras de seus telejornais, algumas marcas puderam preparar ações publicitárias especiais para marcar o último dia da apresentação de Bonner. Ao longo do telejornal, quatro ações comerciais foram exibidas na TV – e também nas redes sociais.

O McDonald’s e a Galeria preparam um comercial que anunciava um cupom especial para marcar a despedida. Com o uso do código BOANOITE, os consumidores que fizeram pedidos via delivery na noite de sexta-feira, 31, ganharam uma McFritas gratuitamente. A promoção especial foi anunciada no intervalo comercial do próprio Jornal Nacional.

McDonald's

(Crédito: Divulgação)

O Café Pilão fez uma brincadeira com o horário, exibindo um comercial para destacar que, embora o produto esteja associado à hora do “bom dia”, desta vez era o momento de aparecer para um “boa noite” especial.  Além da TV, a peça publicitária, criada pela BETC Havas, continuou no Instagram e no TikTok, com influenciadores convidando o público a dar ‘boa noite’ com a versão descafeinada da bebida. Veja:

Também no intervalo comercial do Jornal Nacional, a Amstel nem precisou citar diretamente Bonner ou a Globo para transmitir sua mensagem. A marca de cerveja apenas exibiu uma imagem da redação do jornalístico e, ao fundo, colocou o ruído de uma lata de cerveja sendo aberta, acompanhada pelas frases “Desta vez é cerveja mesmo. Boa noite”.

A questão do barulho da lata abrindo remete a uma situação inusitada que ocorreu com Bonner em outubro de 2022, quando transmitia o resultado da apuração presidencial do Brasil, junto de Renata Lo Prete. Naquela noite, em determinado momento, quando a câmera não focava no jornalista, foi possível ouvir o ruído de uma latinha sendo aberta, o que rapidamente virou motivo de comentários na internet, sugerindo que Bonner havia aberto uma cerveja no estúdio p,ara relaxar durante a cobertura.

O buzz foi tanto que, naquela própria apuração, o âncora da TV Globo comentou sobre o assunto e mostrou que a bebida que ele havia aberto era uma lata de água. Veja, abaixo, o comercial da Amstel, que faz menção ao episódio:

Patrocinador oficial do Jornal Nacional, o Nubank também aproveitou para exibir uma chamada especial, destacando a importância daquela edição e do “boa noite” de despedida do apresentador.