Mídia

Eletromidia ganha concorrência da Linha 6-Laranja do Metrô

Com 15km de extensão, malha metroviária deve receber 633 mil passageiros por dia

i 23 de setembro de 2025 - 18h05

A Eletromidia venceu a concorrência para explorar mídia na Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. O contrato tem duração de dez anos. A empresa poderá explorar 700 pontos de contato com o passageiro.

Eletromidia conquista Linha 6-Laranja

Primeiras estações serão inauguradas em outubro de 2026 (Crédito: Divulgação/Linha Uni)

Responsável pelas obras e operação da malha, a concessionária Linha Uni convidou seis empresas do setor para participar da concorrência, mas apenas Eletromidia, JCDecaux e Kallas Mídia OOH submeteram propostas.

A concessionária realizou avaliações técnicas dos projetos apresentados, pelas quais todos os players foram aprovados. Em especial, a Linha Uni se manteve atenta ao plano das exibidoras para a plataforma digital, um conjunto de paineis que acompanhará todo o percurso do passageiro, da entrada na estação até a plaforma de embarque, em todas as 16 estações da malha metroviária.

Conforme apuração da reportagem, a Eletromidia apresentou proposta mais alinhada à utilidade pública e atenta a benefícios para os usuários do transporte.

A Linha 6 – Laranja tem 15 km de extensão, com início na estação Pátio Morro Grande, na zona Norte da cidade, e final na São Joaquim, no centro. Serão, ao todo, 16 estações. Haverá integração com a Linha 7 – Rubi, da CPTM, e as linhas 4-Amarela e 1-Azul do Metrô.

A entrega do primeiro trecho, entre as estações Brasilândia e Perdizes, está prevista para outubro de 2026. Porém, a operação total terá início no segundo semestre de 2027.

A malha deve receber cerca de 633 mil passageiros por dia, a maioria estudantes, pois passará próximo a sete universidades na capital paulista. Por esse motivo, a linha também ganhou o apelido de ” linha estudantes”.

Após a assinatura do contrato, a Eletromidia está autorizada a realizar visitas técnicas para desenvolvimento dos projetos e, depois, para a implementação. O player já pode iniciar a instalação dos ativos enquanto ocorrem as obras.

A Linha Uni abriu o processo de concorrência em abril deste ano. Empresas do setor foram convidadas a participar da concorrência.

A Eletromidia já está presente com ativos nas estações e trens da CPTM até 2030 e também nos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, pois é proprietária da TV Minuto.

A Linha 6-Laranja também deve firmar parcerias para acordos de naming rights das estações.

A JCDecaux é a atual detentora das licenças para comercializar publicidade nos formatos de paineis em todo o restante da rede metroviária de São Paulo, que compreende 104 km de trilhos. O contrato firmado com a Companhia do Metrô para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha termina em 2027. O acordo com a  ViaQuatro para a Linha 4-Amarela e com a ViaMobilidade para Linha 5-Lilás se encerram em 2032.