Facebook agenda IPO para o próximo dia 18
A oferta pública pode levar o valor da rede social a US$ 100 bilhões
A oferta pública pode levar o valor da rede social a US$ 100 bilhões
Padrão do site
2 de maio de 2012 - 4h29
O Facebook definiu a data da oferta pública de ações (IPO): será no dia 18 de maio. A data foi anunciada em roadshow liderado pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg e pelo diretor financeiro, David Ebersman. O CEO e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, era esperado mas não apareceu. Esse roadshow deve acontecer nas próximas duas semanas, até que seja realizado a IPO.
O Facebook tem oito anos de existência, 901 milhões de usuários e as expectativas é que a abertura de capital atinja o valor de mercado US$ 100 bilhões. É uma das maiores IPOs do mundo dos negócios e a mais aguardada desde a oferta pública do Google, realizada em 2004 e Zuckerberg estima que arrecadará US$ 5 bilhões por meio dessa oferta. Seria mais do que o dobro do arrecadado pelo Google em 2004 (ano de criação do Facebook): US$ 2 bilhões.
Para a IPO, o Facebook foi estruturada em duas camadas, o que significa que Mark Zuckerberg manterá o controle da rede. O roadshow serve para apresentar aos potenciais investidores a estratégia de sustentação do crescimento que o Facebook tem registrado até aqui. No caso, a avaliação do Facebook em potenciais US$ 100 bilhões leva muito em conta que essa expansão continuará a longo prazo. O que os analistas sabem até o momento é que, desde a IPO do Google, não se via tanto interesse por uma empresa de internet.
A despeito dos fracos resultados obtidos no último trimestre, o Facebook deu uma demonstração de força ao adquirir o aplicativo Instagram por US$ 1 bilhão. Se faturar os US$ 5 bilhões previstos com a IPO, Zuckerberg pode ter acertado em eliminar um futuro concorrente de sua rede social.
Compartilhe
Veja também
Os novos realities que a Endemol Shine pretende trazer ao Brasil
The Summit, Fortune Hotel e Deal or No Deal Island estão sendo negociados com players para estrear em solo brasileiro
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix