Mídia
Facebook agenda IPO para o próximo dia 18
A oferta pública pode levar o valor da rede social a US$ 100 bilhões
A oferta pública pode levar o valor da rede social a US$ 100 bilhões
Padrão do site
2 de maio de 2012 - 4h29
O Facebook definiu a data da oferta pública de ações (IPO): será no dia 18 de maio. A data foi anunciada em roadshow liderado pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg e pelo diretor financeiro, David Ebersman. O CEO e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, era esperado mas não apareceu. Esse roadshow deve acontecer nas próximas duas semanas, até que seja realizado a IPO.
O Facebook tem oito anos de existência, 901 milhões de usuários e as expectativas é que a abertura de capital atinja o valor de mercado US$ 100 bilhões. É uma das maiores IPOs do mundo dos negócios e a mais aguardada desde a oferta pública do Google, realizada em 2004 e Zuckerberg estima que arrecadará US$ 5 bilhões por meio dessa oferta. Seria mais do que o dobro do arrecadado pelo Google em 2004 (ano de criação do Facebook): US$ 2 bilhões.
Para a IPO, o Facebook foi estruturada em duas camadas, o que significa que Mark Zuckerberg manterá o controle da rede. O roadshow serve para apresentar aos potenciais investidores a estratégia de sustentação do crescimento que o Facebook tem registrado até aqui. No caso, a avaliação do Facebook em potenciais US$ 100 bilhões leva muito em conta que essa expansão continuará a longo prazo. O que os analistas sabem até o momento é que, desde a IPO do Google, não se via tanto interesse por uma empresa de internet.
A despeito dos fracos resultados obtidos no último trimestre, o Facebook deu uma demonstração de força ao adquirir o aplicativo Instagram por US$ 1 bilhão. Se faturar os US$ 5 bilhões previstos com a IPO, Zuckerberg pode ter acertado em eliminar um futuro concorrente de sua rede social.
Compartilhe
Veja também
Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025
Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos
Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil
Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos