França multa Google por uso indevido de artigos para treinar IA
Reguladores do país apontam que o Google estaria utilizando artigos de publishers para treinar IA sem autorização; multa é de € 250 milhões
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Meio & Mensagem
21 de março de 2024 - 11h01
A França multou o Google em € 250 milhões por utilizar artigos de publishers locais para treinar suas ferramentas de inteligência artificial.
De acordo com órgãos reguladores do país, a big tech não teria negociado acordos justos de licenciamento com editoras e outros grupos de comunicação para treinar o até então Bard (hoje Gemini), bem como para publicar links de matérias nos resultados de busca do Google.
Em declaração em seu blog, assinada por Sulina Connal, diretor administrativo, parcerias de notícias e publicações, o Google declarou que o valor da multa é desproporcional de acordo com as infrações constatadas. Contudo, assumiu o compromisso com o pagamento da multa, alegando que “hora de virar a página e, como provam os nossos numerosos acordos com os editores, queremos concentrar-nos em abordagens sustentáveis, a fim de conectar os utilizadores da Internet com conteúdos de qualidade e trabalhar de forma construtiva com os editores”.
Em 2022, os reguladores franceses já haviam multado o Google em € 500 milhões.
O debate acerca dos direitos de uso de artigos para alimentar os modelos de treinamento de ferramentas não é de hoje. No ano passado, o New York Times processou a OpenAI pelo uso de suas matérias sem autorização para treinar o ChatGPT.
Já neste mês, a empresa de Sam Altman anunciou um acordo de conteúdo com os veículos jornalísticos proprietários do Le Monde e do El País. Isso permite que usuários do ChatGTP tenham acesso aos conteúdos publicados pelos dois portais. Anteriormente, a OpenAI firmou parceria com a agência de notícias AP, bem como com o grupo de mídia alemão Axel.
Ainda, a discussão acontece a nível global. Um levantamento de 2023 aponta que o Google e o Facebook devem quase US$ 14 bilhões anuais a veículos e editoras nos Estados Unidos. O estudo é do Instituto para o Diálogo sobre Políticas, ligado à Universidade Columbia.
O levantamento estimou que o Facebook deve US$ 1,9 bilhões anuais à mídia dos EUA. Já para o Google, o valor fica entre US$ 10 e 12 bilhões. O documento questiona a falta de transparência em acordos fechados entre as big techs e os grupos jornalísticos do país.
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