Globo estreará podcasts em carros conectados
O período entre janeiro e março deste ano foi o melhor em audiência para o catálogo de áudio da companhia até o momento
Globo estreará podcasts em carros conectados
BuscarGlobo estreará podcasts em carros conectados
BuscarO período entre janeiro e março deste ano foi o melhor em audiência para o catálogo de áudio da companhia até o momento
Taís Farias
6 de julho de 2022 - 9h24
Quando ferramenta estiver disponível, Globoplay será reconhecido no monitor do veículo (Crédito: Show999/ Shutterstock)
Em 2018, a Globo deu início a sua produção de conteúdo em áudio digital começou. No entanto, foi no início de 2021, que a companhia anunciou publicamente sua principal investida no universo dos podcasts. Na data, o Globoplay, plataforma de streaming da companhia passou a abrigar todo o acervo de podcasts do G1, Ge (Globo Esporte) e Gshow. Na época, o catálogo somava 80 títulos. Na sequência, a mediatech anunciou a parceria com o B9, um dos principais players de podcast do País. O acordo levou títulos como “Mamilos” e “Braincast” para o acervo.
De acordo com dados internos, o período entre janeiro e março deste ano foi o melhor em audiência para o catálogo de podcasts até o momento. Quando comparado com 2021, o trimestre registrou um crescimento de 93% na audiência e 383% na receita dos podcasts. Até o fim do ano, serão lançados mais de 20 podcasts.
A companhia destaca que no podcast “Mamilos”, por exemplo, desde o licenciamento Globo, dois dos três episódios mais escutados envolvem ações especiais de ativação comercial.
Quatro anos após o início dos investimentos, os planos da companhia são ambiciosos. O grupo está desenvolvendo uma nova experiência de distribuição focada no catálogo de podcasts. Trata-se do Globoplay Carros, que vai levar o conteúdo em áudio da mediatech aos carros conectados. A ideia é promover uma navegação fluida e integrada aos hábitos de consumo dos ouvintes do formato, que têm o deslocamento como um momento chave de consumo. A novidade estará disponível para usuários do Android Auto e Apple Carplay.
Na prática, ao conectar o aplicativo, o Globoplay será reconhecido pelo monitor do veículo para iniciar o catálogo de podcasts. O condutor terá acesso a comandos integrados, como botões, touchpad e tela sensível ao toque. A navegação estará liberada para todos os usuários e não apenas aos assinantes da plataforma de streaming. A decisão da Globo se apoia em projeções como a da Business Insider Intelligence que aponta que, até 2025, serão mais de 77 milhões de carros conectados na América Latina.
Compartilhe
Veja também
Cenp-Meios: mercado cresce 12,17% em 2024 e supera R$ 26 bilhões
Investimento em compra de mídia foi o maior desde 2021, impulsionado sobretudo pelos Jogos Olímpicos de Paris e datas sazonais, como Black Friday e Natal
A estratégia de Beleza Fatal: o conceito de novelão no streaming
Primeira novela brasileira original da Max chegou ao último capítulo com cinco marcas e o desejo de fazer jus ao gênero e propor uma “novela escandalosa”