Google introduz mais soluções de IA em serviço de busca
Big tech implementou link para páginas da web em Visões Gerais, além de atualizações no Google Lens para tornar busca visual mais intuitiva
Google introduz mais soluções de IA em serviço de busca
BuscarGoogle introduz mais soluções de IA em serviço de busca
BuscarBig tech implementou link para páginas da web em Visões Gerais, além de atualizações no Google Lens para tornar busca visual mais intuitiva
Meio & Mensagem
4 de outubro de 2024 - 12h37
Na última quinta-feira, 3, o Google apresentou recursos inéditos de inteligência artificial para seu serviço de busca. Entre as novidades estão a implementação link para páginas da web nas Visões Gerais e atualizações no Google Lens.
A empresa já conta com as resumos gerados a partir da tecnologia, exibidas no topo da página de resultados a medida que o usuário realiza uma busca. Agora, a big tech apresenta um novo design para a funcionalidade, com destaque para links diretos a fim de apoiar páginas da Internet.
De acordo com Liz Red, VP e head do Google Search, em postagem em blog, testes mostraram que a experiência aumentou o tráfego para sites. Além disso, a função — já disponível globalmente — facilita o acesso a páginas que gerem algum interesse de acordo com os resultados exibidos.
Nos Estados Unidos, a gigante da tecnologia vem implementando anúncios para exibição nos resumos gerados pela IA, a medida em que visa mostrar aos investidores que projetos caros de inteligência artificial podem gerar receita, conforme aponta reportagem do Ad Age. Há uma preocupação de que a aplicação da IA nas buscas pudesse canibalizar o principal serviço da empresa.
Entre as demais atualizações, o Google Lens agora permite a realização de pesquisas por vídeos e voz, para além de apenas fotos. Ainda que em inglês, o recurso já está disponível no Brasil. O intuito da organização é tornar a busca visual mais fácil e intuitiva.
O recurso possibilita que os usuários façam perguntas e gravem vídeos sobre objetos e situações que estejam à sua frente, por exemplo. Assim, o Gemini gera uma resposta com base no comando fornecido.
O Google Lens recebe, ainda, novidades que facilitam as compras nos EUA. A partir de uma foto de um item, a tecnologia reúne modelos de IA e gráfico de compras do Google para encontrar o item no mercado. Para isso, o Google conta com um banco de dados contendo mais de 45 bilhões de produtos.
A tecnologia também é capaz de realizar, por exemplo, a identificação de uma música sem sair do aplicativo de busca por meio do recurso Circule para Pesquisar, em expansão para usuários Android no mercado norte-americano.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King