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Google cria assinatura para loja de aplicativos

Google Play tem mais de 500 mil apps disponíveis e cerca de 15 bilhões de downloads


25 de maio de 2012 - 12h06

O Google acaba de implantar a opção de assinatura, mensal ou anual, para a sua loja de aplicativos, a Google Play. Isso significa que os desenvolvedores de apps Android terão mais um meio para ganhar receita sobre os downloads e compras de apps e publicidade. Aparentemente, o benefício maior será dos desenvolvedores de games, cujos usuários são mais propensos a pagar pelo acesso mensal. E também para os editores de revistas, que ainda buscam a melhor maneira de vender conteúdo nos tablets. A Google Play tem mais de 500 mil apps e já ultrapassou os 15 milhões de downloads.

Esse modelo de assinatura será auto-renovável, com taxas mensais ou anuais. Os desenvolvedores definirão o preço dessa assinatura. Haverá também uma API (interface entre aplicativo e programação), baseada em HTTP, que permitirá aos servidores de escala empresarial validar ou cancelar assinaturas. Esse modelo é ligado às assinaturas da internet, de modo que os usuários podem ter acesso por meio tanto de dispositivos móveis quanto de destinos da web.

O compartilhamento de receita (revenue share) será da mesma forma do atual modelo, ou seja, virá dos aplicativos pagos e publicidade, com a parte do Google estabelecida em 30% do total das receitas. É o mesmo percentual que a App Store cobra. No entanto, quando a Apple lançou o sistema de assinaturas no iOS (sistema operacional do iPhone, iPad e iPod touch), alguns publishers como o jornal Financial Times recusaram-se a pagar a taxa de 30% e investiu em apps HTML5. No caso do Google, apesar do mesmo percentual, a cobrança depende da operadora de telefonia, o que significa que a maior parte dos 30% vai direto para as teles móveis.

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