Google cria assinatura para loja de aplicativos
Google Play tem mais de 500 mil apps disponíveis e cerca de 15 bilhões de downloads
Google cria assinatura para loja de aplicativos
BuscarGoogle cria assinatura para loja de aplicativos
BuscarGoogle Play tem mais de 500 mil apps disponíveis e cerca de 15 bilhões de downloads
Padrão do site
25 de maio de 2012 - 12h06
O Google acaba de implantar a opção de assinatura, mensal ou anual, para a sua loja de aplicativos, a Google Play. Isso significa que os desenvolvedores de apps Android terão mais um meio para ganhar receita sobre os downloads e compras de apps e publicidade. Aparentemente, o benefício maior será dos desenvolvedores de games, cujos usuários são mais propensos a pagar pelo acesso mensal. E também para os editores de revistas, que ainda buscam a melhor maneira de vender conteúdo nos tablets. A Google Play tem mais de 500 mil apps e já ultrapassou os 15 milhões de downloads.
Esse modelo de assinatura será auto-renovável, com taxas mensais ou anuais. Os desenvolvedores definirão o preço dessa assinatura. Haverá também uma API (interface entre aplicativo e programação), baseada em HTTP, que permitirá aos servidores de escala empresarial validar ou cancelar assinaturas. Esse modelo é ligado às assinaturas da internet, de modo que os usuários podem ter acesso por meio tanto de dispositivos móveis quanto de destinos da web.
O compartilhamento de receita (revenue share) será da mesma forma do atual modelo, ou seja, virá dos aplicativos pagos e publicidade, com a parte do Google estabelecida em 30% do total das receitas. É o mesmo percentual que a App Store cobra. No entanto, quando a Apple lançou o sistema de assinaturas no iOS (sistema operacional do iPhone, iPad e iPod touch), alguns publishers como o jornal Financial Times recusaram-se a pagar a taxa de 30% e investiu em apps HTML5. No caso do Google, apesar do mesmo percentual, a cobrança depende da operadora de telefonia, o que significa que a maior parte dos 30% vai direto para as teles móveis.
Compartilhe
Veja também
CazéTV e Globo estreiam no Intercontinental de clubes com 8 marcas
Enquanto a Globo tem a Betano como patrocinadora, canal de Casimiro Miguel conta com Ademicon, Betano, Banco do Brasil, H2Bet, KTO, Ourocard Visa e Netflix
Cidade Center Norte terá mídia OOH gerenciada pela Eletromidia
Empresa de out-of-home ficará responsável pela comercialização de publicidade nas telas instalados no complexo de compras e entretenimento da zona Norte de São Paulo