Google lança ferramenta para era pós-cookies
Google Ads Data Manager tem objetivo ajudar anunciantes a mensurar campanhas com dados primários
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Meio & Mensagem
13 de outubro de 2023 - 8h08
Do Ad Age
(Crédito: Divulgação)
Na quarta-feira, 11, o Google lançou uma nova ferramenta de mensuração que se conecta a dados first -party dos anunciantes e a provedores como Salesforce.
O intuito da companhia é inserir o recurso em um cenário publicitário que, em breve, terá de operar sem os cookies. Batizada como Google Ads Data Manager, a tecnologia ajudará anunciantes a mensurar campanhas em propriedades do Google.
Por meio da plataforma, anunciantes podem importar os próprios dados primários, como informações sobre vendas, e conectá-los aos dados do Google para entender o desempenho de campanhas. Além disso, podem conectar dados a bases de CRM, que geralmente são rodadas por provedores como Salesforce.
Os dados primários se tornaram uma moeda necessária diante das novas regras de publicidade digital, que limitaram o uso dos dados de terceiros e outros rastreadores online.
No ano que vem, o time do Google Chrome planeja encerrar o uso de cookies third-party em seu navegador, seguindo a decisão da Apple, que baniu o rastreamento em seus dispositivos.
Com isso, anunciantes estão em uma posição na qual podem somente utilizar dados mediante consentimento dos consumidores. Sob o novo regime da privacidade, ficou mais difícil para companhia como Google e Meta provarem o valor de seus anúncios por eio de táticas simples de mensuração. Anunciantes perderam alguma visibilidade sobre o que funciona em termos de formato e campanhas.
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