IA, streaming, anúncios interativos: o que moverá a publicidade em 2024
Amazon Ads mapeia as tendências que devem ganhar mais escala e impulsionar os negócios das marcas neste ano
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Meio & Mensagem
3 de janeiro de 2024 - 6h15
O ano de 2023 foi o período de impulsionamento da inteligência artificial generativa. As possibilidades que a tecnologia oferece aos negócios e à comunicação humana, de forma geral, suscitaram diversos debates sobre a forma como as empresas e pessoas podem fazer uso da ferramenta.
Essas discussões e a aplicação da tecnologia no universo dos anunciantes e na publicidade tendem a crescer ainda mais em 2024. Essa é uma das previsões apontadas pela Amazon Ads em seu relatório de tendências para o ano.
Divulgada nesta quarta-feira, 4, a lista de tendências procura apontar elementos que devem mover os investimentos e a intenção da indústria publicitária ao longo dos próximos 12 meses.
Veja, abaixo, cada uma delas:
De acordo com a Amazon Ads, em 2024 a IA generativa se tornará uma ferramenta utilizada diariamente pelos anunciantes. Uma pesquisa realizada pela própria Amazon Ads em março de 2023 apontava que a construção de anúncios e escolha de formatos criativos eram citadas como o maior desafio para a maior parte dos anunciantes. A IA generativa, portanto, poderia ajudar as marcas nesse processo.
Em 2024, anunciantes de todos os tamanhos e segmentos devem investir na TV por streaming. De acordo com a Amazon Ads, nos próximos meses, a publicidade em TVs conectadas e streamings será ferramenta padrão para pequenas e médias empresas, sobretudo pelo fato de provedores de TV estarem lançando plataformas de autoatendimento de publicidade, como a NBC e Sky. Nesse ponto, o relatório da Amazon Ads pontua que, a partir deste ano, o Prime Video começará a exibir anúncios limitados nos territórios dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Canadá, em um primeiro momento. Posteriormente, a modalidade será estendida à França, Itália, Espanha, México e Austrália.
Os chamados clean rooms, ou seja, ambiente de colaboração seguros que permitem que dois ou mais participantes compartilhem dados para usos específicos, mediante regras de restrição de acessos, podem facilitar os anunciantes nos processos de planejamento e mensuração do impacto de suas campanhas. A empresa estima que, em 2024, a adoção dessa tecnologia aumente à medida em que os anunciantes buscam reunir e analisar informações de fontes diversas, incluindo as suas próprias e de terceiros, com a flexibilidade de gerar insights de marketing personalizados.
Conseguir ter relevância para impactar um público exigente e que se transforma em alta velocidade é um dos principais desafios para os anunciantes. A respeito disso, a Amazon Ads aponta que os anunciantes precisam encontrar um equilíbrio entre a busca por públicos relevantes enquanto preservam a integridade das informações e dos dados dos clientes. Modelos que ofereçam uma compreensão aprofundada acerca da audiência tendem a ganhar força em um mundo sem cookies de terceiros.
O streaming e os assistentes virtuais já trouxeram novas possibilidades de mensagens publicitárias e ampliaram as maneiras pelas quais as marcas podem tentar se conectar com seu público-alvo. Segundo o relatório da Amazon Ads, a publicidade interativa representa uma oportunidade para as marcas se destacarem e ampliarem o engajamento, seja pelo uso do controle remoto, QR Code ou pela voz.
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