IAB Brasil anuncia a saída de Meneghini
Diretor executivo ficará até o final do ano na associação até que a vaga seja preenchida
Diretor executivo ficará até o final do ano na associação até que a vaga seja preenchida
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29 de agosto de 2012 - 4h29
O Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB Brasil) comunica o desligamento do diretor executivo Ari Meneghini, na associação desde 2008. O executivo, que é proprietário de uma consultoria, deve atuar como consultor do próprio IAB em 2013 e também se dedicar ao universo acadêmico. “Minha saída é um consenso”, afirma Meneghini, que ficará no IAB até que o processo de seleção e contratação do novo diretor esteja completo.
Meneghini contabiliza, de fato, quase cinco anos dentro do IAB. Entrou na entidade no final de 2007 e foi efetivado em janeiro de 2008. Durante sua gestão, Meneghini destaca o fato de que o IAB se fortaleceu não apenas pelo número de associados, mas sim pela participação efetiva desses sócios dentro da associação.
No entanto, ressalta que os anunciantes ainda não usam a internet em sua plenitude. “A presença e as campanhas das marcas no mundo online ainda são muito semelhantes ao ambiente off-line”, afirma Meneghini.
Nesses cinco anos, o executivo destaca um grande movimento no mundo online, como o aparecimento de empresas como a Dafiti, a Netshoes, a Sacks (adquirida pela Sephora), a entrada de grandes varejistas – Casas Bahia, Carrefour, Lojas Marisa, Magazine Luiza – no e-commerce e o excelente trabalho das instituições financeiras – mais afeitas ao ambiente tecnológico – tanto na internet fixa quanto na cada vez mais presente internet móvel.
“A internet é uma grande solucionadora de problemas: você pode buscar produtos e informações, comparar, se divertir, se relacionar. As empresas têm que estar atentas porque porque a todo momento aparece alguma coisa que pode impactar seus produtos. Para o consumidor, significa ter mais voz. Antes das redes sociais, o consumidor somente podia se manifestar se montasse um site. Agora, pode fazer isso pelas redes sociais, por blogs. E mudou também o modo de comprar mídia. As empresas têm menos dispersão, mais assertividade e controle sobre a comunicação que fazem”, diz o diretor do IAB.
Mudanças radicais
Para Meneghini, no entanto, há outras duas mudanças radicais a serem registradas nestes últimos cinco anos: “As ideias criativas como centro da comunicação (campanhas) passaram a ter outro foco, baseado em números. Isso é um aprendizado para agências e anunciantes. A outra grande mudança é que os anunciantes ainda não perceberam ou não querem perceber a importância do mobile, sendo que o número de pessoas com celular no Brasil é superior ao número de habitantes (256 milhões em julho, segundo a Anatel, para uma população de aproximadamente 195 milhões de brasileiros). Poucas são as empresas que têm mobile sites. Têm apps mas não tem site móvel”, afirma.
Para o presidente da IAB Brasil, Fabio Coelho, “a contribuição de Ari Meneghini para a entidade ao longo desses anos foi fundamental para que o IAB ganhasse projeção no País e, assim, contribuísse para alavancar os investimentos no mercado digital. Trata-se de um ciclo que, naturalmente e de forma muito positiva, se encerra em 2012 para dar início a um novo momento da entidade”, diz.
O IAB Brasil contará com a ajuda de Meneghini para contratar o novo diretor executivo da entidade, que assume o cargo em janeiro de 2013 juntamente com a nova diretoria que será eleita em outubro.
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