Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Buscar

Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Buscar
Publicidade

Mídia

Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre

Segundo Nielsen, investimento publicitário em mídia digital no Brasil chegou a R$28,7 bilhões no primeiro semestre do ano


5 de setembro de 2023 - 11h29

Segundo dados da Nielsen, o investimento em mídia digital no Brasil atingiram o montante de R$28,7 bilhões no primeiro semestre de 2023. Essa quantia representa uma retração de 21,2% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, o que sinaliza o contexto desafiador da indústria atual.

Investimento em mídia digital deve crescer 3% no segundo semestre do ano (Crédito: Shutterstock)

Após retração, investimento em mídia digital tende a crescer no segundo semestre deste ano (Crédito: Shutterstock)

Cerca de cinco setores foram responsáveis por 68% do investimento em publicidade digital. São eles: varejo (R$ 5,8 bilhões), telecomunicações (R$ 5,2 bilhões), temáticas sociais (R$ 3,3 bilhões), entretenimento (R$ 2,7 bilhões) e indústria e comércio (R$ 2,3 bilhões).

Uma análise mais aprofundada a respeito dos investimentos de cada um dos setores aponta que a retração nos investimentos afetou praticamente todos os setores econômicos. Dos dez principais setores que compõem o estudo, nove diminuíram as verbas direcionadas ao digital na comparação com o primeiro semestre de 2022. A exceção foi o segmento de moda, cujo investimento em publicidade online cresceu 1,7% nos primeiros seis meses de 2023.

Expectativas do investimento em mídia digital para o segundo semestre de 2023

Apesar da retração dos investimentos nos primeiros seis meses de 2023, a Nielsen projeta cenário mais otimista para o segundo semestre do ano. De acordo com o instituto, as datas comerciais importantes do varejo tendem a incrementar os negócios nos próximos meses.

Um dos indícios dessa retomada está na observação de que o segundo trimestre do ano já registrou desempenho melhor do que o primeiro. Segundo a Nielsen, os meses de abril, maio e junho tiveram um desempenho de compra de mídia 3% superior ao registrado nos primeiros três meses do ano.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Band fecha parceria com Warner para exibição de séries da Max

    Band fecha parceria com Warner para exibição de séries da Max

    Atração da Band será apresentada por Joana Treptow e primeiro programa a ser exibido é Operação Fronteira Brasil

  • SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    SXSW terá edição em Londres em junho de 2025

    Festival de Austin, no Texas, estreou sua primeira edição internacional no ano passado em Sydney, na Austrália, e agora expande para a capital britânica