Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre
Segundo Nielsen, investimento publicitário em mídia digital no Brasil chegou a R$28,7 bilhões no primeiro semestre do ano
Investimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre
BuscarInvestimento em mídia digital tem retração no primeiro semestre
BuscarSegundo Nielsen, investimento publicitário em mídia digital no Brasil chegou a R$28,7 bilhões no primeiro semestre do ano
Segundo dados da Nielsen, o investimento em mídia digital no Brasil atingiram o montante de R$28,7 bilhões no primeiro semestre de 2023. Essa quantia representa uma retração de 21,2% em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, o que sinaliza o contexto desafiador da indústria atual.
Cerca de cinco setores foram responsáveis por 68% do investimento em publicidade digital. São eles: varejo (R$ 5,8 bilhões), telecomunicações (R$ 5,2 bilhões), temáticas sociais (R$ 3,3 bilhões), entretenimento (R$ 2,7 bilhões) e indústria e comércio (R$ 2,3 bilhões).
Uma análise mais aprofundada a respeito dos investimentos de cada um dos setores aponta que a retração nos investimentos afetou praticamente todos os setores econômicos. Dos dez principais setores que compõem o estudo, nove diminuíram as verbas direcionadas ao digital na comparação com o primeiro semestre de 2022. A exceção foi o segmento de moda, cujo investimento em publicidade online cresceu 1,7% nos primeiros seis meses de 2023.
Apesar da retração dos investimentos nos primeiros seis meses de 2023, a Nielsen projeta cenário mais otimista para o segundo semestre do ano. De acordo com o instituto, as datas comerciais importantes do varejo tendem a incrementar os negócios nos próximos meses.
Um dos indícios dessa retomada está na observação de que o segundo trimestre do ano já registrou desempenho melhor do que o primeiro. Segundo a Nielsen, os meses de abril, maio e junho tiveram um desempenho de compra de mídia 3% superior ao registrado nos primeiros três meses do ano.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King