Multinacionais concorrem em streaming de games
Para disputar mercado com Amazon e YouTube, Microsoft investe na Mixer, que fechou 1ª parceria no Brasil com a Team One eSports
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Luiz Gustavo Pacete
12 de agosto de 2019 - 14h00
Antes restrita a um público extremamente segmentado, a Mixer, plataforma de streaming de games da Microsoft, ganhou repercussão na semana passada após ter sido escolhida pelo streamer Ninja, ou Richard Tyler. Ele trocou a Twitch, da Amazon, onde no ano passado bateu recorde de seguidores da plataforma – 10 milhões -, para apostar no serviço da Microsoft. Além do Twitch, a Mixer também concorre com o YouTube Gaming. Diferentemente de seus concorrentes, no entanto, ela está integrada a um console, o Xbox One e ao Windows 10.
A Mixer possui aproximadamente 70 mil usuários contra os 1,5 milhões da Twitch. E a partir desta segunda-feira, 12, passa a ter sua primeira parceria no Brasil com a empresa Team One eSports, que mantém a equipe campeã brasileira de League of Legends. O acordo inclui patrocínio e transmissão exclusiva. No total, a plataforma contará com quase 40 canais individuais que estarão integrados à OneTV. Do conteúdo produzido estão previstas as transmissões dos bastidores dos treinos das equipes e o cotidiano da One Academy, centro de treinamento dos atletas, em São Paulo.
Pedro Oliveira, diretor-executivo da Team One eSports, explica que um dos objetivos com a parceria é consolidar a organização como produtora de conteúdo relevante. “Aproximando ainda mais o público do nosso dia-dia e oferecendo à nossa audiência todos os diferenciais da Mixer e do Xbox Game Pass”, diz ele.
A Mixer foi criada em novembro de 2014, na ocasião, conhecida como Beam até ser adquirida, em 2016, pela Microsoft se tornando o streaming nativo do Windows. “Nos apresentaram um projeto sólido e com muito potencial em termos de desenvolvimento de grandes jogadores e streamers. A Team One, como organização, compartilha dos mesmos valores que a Microsoft, além disso, vamos poder trabalhar ativamente o Xbox Game Pass e todo o portfólio de jogos dentro dele, consolidando nossa visão sobre a importância de uma boa experiencia de jogos tanto em console como em PCs”, diz Guilherme Gilli, senior business development da Mixer.
Nos últimos dois anos, Twitch e YouTube vinham protagonizando uma disputa intensa neste mercado. Antes de ter sido comprada pela Amazon, em 2015, a Twitch já havia sido alvo do Google. Apesar do YouTube Gaming apresentar crescimentos de três dígitos em audiência nos últimos anos, a Twitch lidera como plataforma de streaming de games.
Em abril de 2017, Felix Kjellberg, mais conhecido como PewDiePie, lançou seu canal no Twitch após se envolver em diversas polêmicas e perder anunciantes no YouTube onde era considerado o maior youtuber do mundo. Em abril deste ano, no entanto, ele anunciou que estava deixando as duas plataformas para a DLive, serviço de streaming baseada em blockchain.
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