Netflix aumenta valor nos EUA e Europa e suspende plano básico no Brasil
Decisões ocorrem a medida que a gigante do streaming recebe 8,76 milhões de novos clientes no terceiro trimestre, superando previsões de analistas
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Meio & Mensagem
19 de outubro de 2023 - 10h48
*Com informações do Ad Age e Bloomberg News
A Netflix está aumentando o valor de planos para alguns clientes nos Estados Unidos, Reino Unido e França após registrar seu melhor trimestre de crescimento de assinantes em anos.
A gigante do streaming afirmou na quarta-feira, 18, que recebeu 8,76 milhões novos clientes no terceiro trimestre. A informação supera em muito as previsões dos analistas, de apenas 6 milhões. Com isso, a Netflix aumentou sua base geral de assinantes para 247,2 milhões. A empresa creditou o crescimento à forte programação, bem como a suspensão do compartilhamento de senhas.
Investidores temiam que a Netflix pudesse perder clientes com a política relacionada às senhas. Contudo, a repressão trouxe novos usuários sem um grande aumento nos cancelamentos de assinaturas. Agora, a Netflix está no caminho certo para estabelecer mais de 20 milhões de assinantes este ano, um grande salto em relação aos menos de 9 milhões em 2022.
A implementação bem-sucedida do compartilhamento pago, que permite aos clientes adquirir acesso adicional para amigos ou familiares, encorajou a Netflix a aumentar os preços em alguns de seus maiores mercados.
A partir desta semana, o plano mais caro nos Estados Unidos sai de US$ 3 para US$ 23. Enquanto isso, o básico deixa de custar US$ 2, indo para US$ 12. Dois outros planos não sofreram. Medidas semelhantes alcançaram ainda o Reino Unido e a França.
A Europa, o Médio Oriente e a África foram responsáveis pela maior parte do crescimento da Netflix no terceiro trimestre. A empresa agregou quase 4 milhões de consumidores das regiões. O valor médio que a Netflix ganha por cliente não mudou.
Neste trimestre, a Netflix prevê receita de US$ 8,69 bilhões e lucro de US$ 2,15 por ação, ambos ligeiramente abaixo das projeções de Wall Street. A empresa disse que as adições de assinantes seriam semelhantes às do trimestre recém-encerrado, com mais ou menos alguns milhões.
Para o Brasil, a Netflix optou por descontinuar o plano básico sem anúncios para novos assinantes. A assinatura de R$ 25,90 não será mais uma opção no mercado brasileiro. Os usuários poderão optar pelo padrão com anúncios por R$ 18,90. Já a assinatura livre de publicidade continua custando R$ 39,90, enquanto a premium sai por R$ 55,90.
A Netflix já adotou a estratégia anteriormente. A decisão foi tomada pela primeira vez em junho, no Canadá. No mês seguinte, a Netflix descontinuou o plano básico nos EUA e no Reino Unido. A assinatura permitia que usuários assistissem conteúdos com qualidade de 720p.
Reprimir o compartilhamento de senhas é uma das principais iniciativas da Netflix, que está tentando retomar o crescimento após quase dois anos de lentidão. Ademais, a empresa lançou assinaturas suportadas por anúncios em 12 mercados. Segundo dados internos, cerca de 30% dos novos clientes nesses mercados optaram por assinaturas com publicidade.
A Netflix voltou a crescer, enquanto muitos de seus concorrentes lutavam para desdobrar suas operações de streaming. Walt Disney Co., Warner Bros Discovery Inc. e Paramount Global cortaram custos e demitiram funcionários para melhorar seu desempenho financeiro. As gigantes gastaram bilhões de dólares para financiar novos serviços de streaming que possam substituir suas redes de TV lineares em declínio. Contudo, a maioria dos serviços de streaming mais recentes vêm perdendo dinheiro.
O fluxo de caixa foi impulsionado pela greve dos roteiristas de Hollywood. A administração da empresa espera US$ 6,5 bilhões em fluxo de caixa livre este ano, acima da previsão anterior de pelo menos US$ 5 bilhões. Isso inclui cerca de US$ 1 bilhão a menos em gastos com conteúdo devido às greves.
Apesar disso, a paralisação trabalhista teve pouco impacto no cronograma de lançamentos da Netflix, uma vez que muitos conteúdos já estavam concluídos. A empresa lançou novas temporadas de Virgin River e Heartstopper, além de criar novos sucessos, como a adaptação do mangá One Piece.
O maior sucesso da Netflix no trimestre não foi um original. Suits, série que foi ao ar pela primeira vez na USA Network, foi o programa mais assistido em streaming durante todo o verão, graças à exibição na Netflix. A empresa também anunciou um acordo para lançar filmes de animação produzidos pela Skydance Media, de David Ellison.
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