PicPay é o primeiro patrocinador da final do Carioca no SBT
Emissora negociou com Flamengo para a transmissão da segunda partida da decisão, no próximo dia 15; cada cota tem valor de R$ 9,8 milhões

(Crédito: SBT/Twitter)
Atualizada em 14/7, às 18h50
Após 17 anos sem transmitir uma partida de futebol de clubes do eixo Rio-São Paulo, o SBT retorna ao universo das transmissões em rede nacional na próxima quarta-feira, 15. A emissora negociou com o Flamengo a exibição da segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, que será disputada contra o Fluminense. O primeiro jogo da final, que acontece nesse domingo, 12, será transmitida pela Flu TV, canal do Fluminense no YouTube.
Para essa partida única, o SBT preparou um plano comercial de cinco cotas de patrocínio, com valor (de tabela) de R$ 9,8 milhões. A primeira delas já foi comercializada pela PicPay, que garantiu a presença na transmissão do jogo. É importante considerar que esse valor é o apresentado oficialmente ao mercado publicitário, mas é comum que descontos sejam concedidos na negociação. As outras 4 cotas de patrocínio estão em negociação pela emissora.
Essa mudança da Lei aconteceu justamente na retomada do Campeonato Carioca, após meses de interrupção por conta da pandemia Covid-19. Como era o único clube, entre os disputantes do torneio estadual, a não ter firmado contrato com a Globo em 2020, o Flamengo interpretou a Lei como uma oportunidade para negociar os direitos dos jogos restantes do campeonato de forma independente.
De acordo com apurações da reportagem de Meio & Mensagem, o Flamengo esteve próximo de negociar com a Record para a transmissão da partida contra o Boavista, ocorrida em 1º de julho. A emissora chegou a criar e apresentar ao mercado um plano comercial para a transmissão do jogo. A negociação não evoluiu, no entanto, por questões judiciais. Assim que o Flamengo começou a negociar os direitos de transmissão de suas partidas, a Globo recorreu à justiça alegando que, por ter o contrato assinado com as demais equipes participantes – e pelo fato de esse contrato ter sido assinado antes da publicação da MP – seus direitos deveriam ser cumpridos. Para evitar problemas, Record e Flamengo, então, desistiram da negociação.
Mesmo com a Globo brigando na justiça, o Flamengo exibiu a partida contra o Boavista em seu canal oficial no YouTube, a Fla TV. A atitude do rubro-negro levou a Globo, no dia seguinte, 2 de julho, a rescindir o contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, abrindo mão de transmitir as partidas restantes do campeonato Carioca. A emissora alegou que não faria mais sentido manter o contrato sendo que as cláusulas haviam sido descumpridas.
Lives e recordes
Esse imbróglio na decisão dos direitos de transmissão fez com que as etapas finais do Campeonato Carioca quebrassem recorde nas redes sociais. Após o jogo do Flamengo, que quebrou recordes de acessos simultâneos na Fla TV, o Fluminense bateu um novo marco na semana passada, ao derrotar o rubro-negro, nos pênaltis, na final da Taça Rio. A live do jogo alcançou 3,597 milhões de acessos simultâneos, angariando o título de evento ao vivo mais visto da história do YouTube no mundo.
Mesmo com o sucesso das transmissões online, os clubes envolvidos na final ainda tentavam negociar a transmissão com uma emissora aberta. Depois da tentativa frustrada de acordo com a Record, o Flamengo conseguiu firmar uma proposta com o SBT, que oficializou a transmissão da partida nesse sábado, 11, com um comunicado oficial. “É com muita alegria que informamos que o SBT acaba de firmar contrato com o Clube de Regatas do Flamengo para adquirir, com exclusividade em televisão aberta e para todo território nacional, os direitos de transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2020 a ser realizado no dia 15 de julho às 21:00, que disputará com o Fluminense F.C. Esperamos poder realizar um grande evento, com muita qualidade e com a descontração característica do SBT para levar esse grande espetáculo aos torcedores, fãs do futebol e espectadores, especialmente neste momento tão delicado em que vive o mundo e o país.”, declarou a emissora, em nota.
A emissora ainda não deu detalhes sobre a equipe de narradores e comentaristas da partida. Apesar do longo jejum da transmissão de estaduais, o SBT é o atual detentor dos direitos da Copa do Nordeste, exibindo o torneio em suas afiliadas nos últimos anos.