Primeira prova do BBB gera debate sobre acessibilidade

Buscar

Primeira prova do BBB gera debate sobre acessibilidade

Buscar
Publicidade

Mídia

Primeira prova do BBB gera debate sobre acessibilidade

Após críticas nas redes sociais, Globo exibe conversa com participante com deficiência a respeito de prova, promovida pela Chevrolet


10 de janeiro de 2024 - 9h08

BBB acessibilidade

Vinicius Rodrigues é paratleta e participa do BBB 24 (Crédito: Globo)

O BBB 24 começou essa semana e, como já é de costume, os acontecimentos do reality acabam pautando as conversas nas redes sociais. E, logo na primeira prova da edição, a questão da acessibilidade ganhou espaço nas discussões do público.

Na segunda-feira, 8, dia de estreia do programa, a Chevrolet foi a patrocinadora da primeira prova da temporada, que valia a liderança da rodada e um carro. Os participantes tinham que esperar por um sinal e, após ele, cumprir um circuito que exigia agilidade para passar por alguns obstáculos.

O ponto da discussão é o fato de um dos participantes, Vinicius Rodrigues, ser uma pessoa com deficiência, que faz uso de prótese na perna. Assim que a prova começou, o brother, que também é atleta paralímpico, sentiu desconforto ao ter de rastejar por um caminho com uma espécie de tinta, e decidiu tirar a prótese, por receio de danificá-la.

Durante a madrugada, ainda na prova, Vinicius comentou sobre a necessidade de usar a prótese para cumprir uma nova etapa do circuito, mas destacou o receio de molhar o membro adaptado. Neste momento, a produção perguntou se ele gostaria de substituir a prótese por outra, à prova d’água, para seguir na disputa. O paratleta aceitou e substituiu a prótese, seguindo na disputa.

Prova gera críticas sobre falta de acessibilidade no BBB

Ao longo de toda a terça-feira, 9, as cenas de Vinicius durante a prova foram postadas nas redes sociais, com críticas sobre a falta de preocupação do reality com a acessibilidade. Na maioria dos comentários, as pessoas defendiam que o atleta, por ser uma pessoa com deficiência, deveria ter as mesmas condições dos demais competidores nas disputas do programa, sem ser prejudicado por eventual falta de acesso.

A Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), por exemplo, usou as redes sociais para um post em que menciona diretamente o BBB e Boninho, diretor do gênero variedades da Globo, ressaltando a importância de falar abertamente sobre medidas para integrar pessoas com deficiência. Veja:

Globo fala sobre acessibilidade na prova do líder

O assunto foi abordado pela Globo na edição do BBB dessa terça-feira, 9. O apresentador Tadeu Schmidt comentou sobre a prova com o público e destacou que, no início da disputa, Vinicius Rodrigues usava uma prótese que não era à prova d’água e que, assim que o brother manifestou a preocupação com o equipamento, a produção ofereceu a ele a possibilidade de trocá-la.

Em seguida, a edição do programa exibiu ao público uma conversa entre o paratleta e o apresentador no confessionário da casa. Tadeu chamou Vinicius para saber as impressões do participante sobre a prova e disse que o assunto de deficiência é novo para muita gente e que a sociedade e todos estão dispostos para aprender juntos. Veja:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital