Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube
Exibido em 2017, vídeo foi postado no canal Vlog da Juju, da personagem da trama Carinha de Anjo, e apresentava menção à marca Dolly
Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube
BuscarProcon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube
BuscarExibido em 2017, vídeo foi postado no canal Vlog da Juju, da personagem da trama Carinha de Anjo, e apresentava menção à marca Dolly
Meio & Mensagem
13 de janeiro de 2020 - 17h55
A Fundação Procon de São Paulo multou o SBT por conta de ações comerciais feitas pela marca Dolly em 2017 no Vlog da Juju, canal do YouTube dedicado à personagem interpretada pela atriz Maísa Silva na novela Carinha de Anjo. A informação foi divulgada pela coluna Zapping, da jornalista Cristina Padiglione, na Folha de S.Paulo.
A assessoria de imprensa do SBT confirmou à reportagem sobre o recebimento da multa, mas disse que a emissora já recorreu da decisão junto ao Procon de São Paulo.
A inserção comercial da marca de refrigerantes no canal do YouTube aconteceu em 2017 e, na mesma época, motivou uma queixa do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, que argumentou que o conteúdo publicitário era indevido em um canal assistido majoritariamente por crianças.De acordo com o detalhado na coluna da Folha, o Instituto Alana questionou os enquadramentos da mascote da marca Dolly no vídeo, o que representaria um apelo comercial feito diretamente às crianças. Ainda de acordo com o jornal, a multa atem valor de R$ 387,360 mil.
Criada para estender a comunicação da personagem com o público em outras plataformas além da novela, o Vlog da Juju contou com entrevistas com personalidades, além de comentários feitos pela personagem. A trama terminou em junho de 2018 e o último vídeo foi postado pela personagem há mais de um ano. Ainda assim, o Vlog da Juju ainda conta com mais de 1,54 milhão de inscritos.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King