Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube

Buscar

Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube

Buscar
Publicidade

Mídia

Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube

Exibido em 2017, vídeo foi postado no canal Vlog da Juju, da personagem da trama Carinha de Anjo, e apresentava menção à marca Dolly


13 de janeiro de 2020 - 17h55

Personagem Juju, interpretada pela atriz Maísa Silva, ganhou um canal no YouTube para ampliar a interação com o público da trama Carinha de Anjo (Crédito: Reprodução)

A Fundação Procon de São Paulo multou o SBT por conta de ações comerciais feitas pela marca Dolly em 2017 no Vlog da Juju, canal do YouTube dedicado à personagem interpretada pela atriz Maísa Silva na novela Carinha de Anjo. A informação foi divulgada pela coluna Zapping, da jornalista Cristina Padiglione, na Folha de S.Paulo.

A assessoria de imprensa do SBT confirmou à reportagem sobre o recebimento da multa, mas disse que a emissora já recorreu da decisão junto ao Procon de São Paulo.

A inserção comercial da marca de refrigerantes no canal do YouTube aconteceu em 2017 e, na mesma época, motivou uma queixa do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, que argumentou que o conteúdo publicitário era indevido em um canal assistido majoritariamente por crianças.

De acordo com o detalhado na coluna da Folha, o Instituto Alana questionou os enquadramentos da mascote da marca Dolly no vídeo, o que representaria um apelo comercial feito diretamente às crianças. Ainda de acordo com o jornal, a multa atem valor de R$ 387,360 mil.

Criada para estender a comunicação da personagem com o público em outras plataformas além da novela, o Vlog da Juju contou com entrevistas com personalidades, além de comentários feitos pela personagem. A trama terminou em junho de 2018 e o último vídeo foi postado pela personagem há mais de um ano. Ainda assim, o Vlog da Juju ainda conta com mais de 1,54 milhão de inscritos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025

    Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos

  • Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil

    Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos