Mídia
Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube
Exibido em 2017, vídeo foi postado no canal Vlog da Juju, da personagem da trama Carinha de Anjo, e apresentava menção à marca Dolly
Procon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube
BuscarProcon-SP multa SBT por ação comercial no YouTube
BuscarExibido em 2017, vídeo foi postado no canal Vlog da Juju, da personagem da trama Carinha de Anjo, e apresentava menção à marca Dolly
Meio & Mensagem
13 de janeiro de 2020 - 17h55
A Fundação Procon de São Paulo multou o SBT por conta de ações comerciais feitas pela marca Dolly em 2017 no Vlog da Juju, canal do YouTube dedicado à personagem interpretada pela atriz Maísa Silva na novela Carinha de Anjo. A informação foi divulgada pela coluna Zapping, da jornalista Cristina Padiglione, na Folha de S.Paulo.
A assessoria de imprensa do SBT confirmou à reportagem sobre o recebimento da multa, mas disse que a emissora já recorreu da decisão junto ao Procon de São Paulo.
A inserção comercial da marca de refrigerantes no canal do YouTube aconteceu em 2017 e, na mesma época, motivou uma queixa do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana, que argumentou que o conteúdo publicitário era indevido em um canal assistido majoritariamente por crianças.De acordo com o detalhado na coluna da Folha, o Instituto Alana questionou os enquadramentos da mascote da marca Dolly no vídeo, o que representaria um apelo comercial feito diretamente às crianças. Ainda de acordo com o jornal, a multa atem valor de R$ 387,360 mil.
Criada para estender a comunicação da personagem com o público em outras plataformas além da novela, o Vlog da Juju contou com entrevistas com personalidades, além de comentários feitos pela personagem. A trama terminou em junho de 2018 e o último vídeo foi postado pela personagem há mais de um ano. Ainda assim, o Vlog da Juju ainda conta com mais de 1,54 milhão de inscritos.
Compartilhe
Veja também
Meta deve ultrapassar TV em receita publicitária em 2025
Levantamento Global Advertising Trends foi realizado pela Warc e projetou o desempenho das redes sociais nos próximos anos
Globo será parceira de mídia no Festival Olímpico Parque Time Brasil
Globo e SporTV terão um hub de mídia diretamente do parque para amplificar a cobertura dos jogos