Mercado cresce 8,5% até novembro
Faturamento publicitário dos veículos chegou a R$ 25,6 bi em 11 meses, segundo o Projeto Inter-Meios
Faturamento publicitário dos veículos chegou a R$ 25,6 bi em 11 meses, segundo o Projeto Inter-Meios
Eliane Pereira
23 de fevereiro de 2012 - 9h10
O mercado publicitário cresceu 8,5% de janeiro a novembro de 2011 (sem descontar a inflação), segundo os últimos números divulgados pelo Projeto Inter-Meios. O faturamento dos veículos de comunicação com venda de espaço comercial chegou a R$ 25,6 bilhões no período. A maior fatia (63,3%) é da TV aberta, que arrecadou R$ 16,2 bilhões em 11 meses de 2011, registrando crescimento de 8,8% – em linha com a média do mercado.
Com expansão de 21,6%, a internet permanece como a mídia que mais cresce em termos de faturamento publicitário, tendo faturado R$ 1,29 bilhão. A TV por assinatura também apresentou boa performance: R$ 1 bilhão de faturamento e crescimento de 18,4%. Na mídia impressa, as revistas faturaram R$ 1,8 bilhão (crescimento de 4,9%) e os jornais, R$ 3 bilhões (3,8% a mais que no ano anterior).
Os guias e listas apresentaram recuo de 1,6% (R$ 294 milhões), assim como o cinema (-5,2%, com R$ 77,4 milhões faturados). O rádio cresceu apenas 2,7%, tendo faturado R$ 1 bilhão. A mídia exterior como um todo faturou R$ 771,8 milhões entre janeiro e novembro (12,1% a mais que em 2010), sendo que só o outdoor arrecadou R$ 400 milhões.
O Inter-Meios é um relatório de investimento em mídia no país tabulado pela PricewaterhouseCoopers para o Meio & Mensagem, que coordena o projeto. Os resultados completos podem ser consultados no site www.projetointermeios.com.br . O acesso é livre.
Compartilhe
Veja também
Globo amplia atuação no marketing de influência com Serginho Groisman
Após Tadeu Schmidt, Eliana e Maria Beltrão, Serginho Groisman é mais um apresentador da casa a ter seus contratos comerciais geridos pela Viu
Com Mercado Pago, Record chega a 7 cotas no Brasileirão
Banco digital integra o time de patrocinadores das transmissões na emissora, que já conta com Magalu, Grupo Heineken, Sportingbet, EstrelaBet, General Motors e Burger King