SporTV e FoxSports: unidas pelo futebol
Emissoras fazem acordo para compartilhar jogos da Libertadores, Sul-americana e Copa do Brasil; canal da Globosat sublicencia Copa e Olimpíada
Emissoras fazem acordo para compartilhar jogos da Libertadores, Sul-americana e Copa do Brasil; canal da Globosat sublicencia Copa e Olimpíada
Bárbara Sacchitiello
20 de dezembro de 2012 - 9h14
Se em seu primeiro ano no País a FoxSports preferiu adotar uma postura defensiva e não fazer acordos com os canais concorrentes, em 2013, o ritmo de jogo do canal será mais amistoso. Para os próximos anos, o canal de esportes da Fox fez um acordo com a Globosat para o compartilhamento de alguns jogos dos principais campeonatos de futebol do País e do continente e para os dois próximos grandes eventos que serão realizados no Brasil: Copa do Mundo e Olimpíada.
Em novembro, o Meio & Mensagem noticiou que os dois canais estavam prestes a fechar um acordo, e mencinou que o Brasileirão também estaria envolvido na negociação. De acordo com a FoxSports, realmente o Campeonato Brasileiro faz parte do acerto, mas o canal não poderá exibir partidas ao vivo. Os melhores momentos e imagens das partidas, no entanto, serão cecidos pelo SporTV.
Já nas transmissões ao vivo, a parceria contempla a cessão de jogos da Libertadores da América, da Sul-Americana (cujos direitos pertencem à Fox Sports) e da Copa do Brasil (de exclusividade do SporTV). A partir de 2013, em cada rodada dos torneios, cada um dos canais terá direito a exibir dois jogos dos campeonatos dos quais não detém os direitos. Por exemplo: a Fox Sports cederá uma partida da rodada da Libertadores para o SporTV. Em troca, o canal da Globosat libera dois jogos da Copa do Brasil para o concorrente. Uma dessas partidas será exibida com exclusividade pelo canal.
“Essa parceria é muito vantajosa, sobretudo para o espectador, que sempre terá a chance de assistir ao jogo que desejar”, comenta Pedro Garcia, diretor de negócios dos canais SporTV. O executivo explica que o canal detentor dos direitos irá escolher, primeiramente, qual partida quer transmitir, deixando a opção das demais para o canal parceiro.
Em 2012 o SporTV não pode exibir nenhum jogo da Libertadores pelo fato de o torneio continental ser de exclusividade da Fox Sports. No início, muitos espectadores do canal protestaram, sobretudo pela demora com que a FoxSports foi inserida no cardápio das operadoras de TV Paga.
Copa do Mundo e Olimpíada
O acordo entre os dois canais também contempla a transmissão da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olimpicos de 2016, que serão realizados no Brasil. Detentora oficial dos direitos, a Globosat sublicenciou os dois eventos para a FoxSports, que poderá exibi-los em sua grade. “Essa negociação segue o molde das parcerias que já temos com a ESPN e a BandSports. A Copa e a Olimpíada são eventos de extrema importância e era obrigação do SporTV ceder esses direitos”, reconhece Garcia.
A FoxSports também confirma a parceria e diz que o acordo de sublicenciamento é válido para até o ano de 2018, quando a Copa do Mundo acontecerá na Rússia.
Compartilhe
Veja também
Quais impactos a regulamentação de IA no Brasil terá na publicidade?
Medida aprovada pelo Senado e que segue para a Câmara dos Deputados promete transformar a indústria de comunicação e publicidade no Brasil
IAB se manifesta e critica STF por votação do Marco Civil da Internet
Entidade diz que eventual mudança no Artigo 19, com a determinação da responsabilidade objetiva dos provedores de internet, seria prejudicial à publicidade digital