Women to Watch #02 – Criatividade
Andrea Siqueira (BETC/Havas) e Joanna Monteiro analisam as razões da baixa presença feminina nas áreas de criação de agência de publicidade
Andrea Siqueira (BETC/Havas) e Joanna Monteiro analisam as razões da baixa presença feminina nas áreas de criação de agência de publicidade
Bárbara Sacchitiello
9 de abril de 2020 - 15h28
A presença de mulher na indústria publicitária, bem como em outras áreas de comunicação, é numerosa. Quando se analisa uma sala específica das agências, no entanto, a predominância masculina ainda é um ponto que chama a atenção.
Nos últimos anos, Meio & Mensagem fez duas pesquisas junto às 30 maiores agências de publicidade para mapear a presença de mulheres nos departamentos de criação das agências. Em janeiro de 2016, na primeira rodada do estudo, as criativas correspondiam a 20% do quadro do setor. Em 2019, um nova edição da pesquisa mostrou que a evolução desse quadro foi tímida: de 20%, as mulheres passaram a corresponder a 26% do total de pessoas que trabalham nas áreas de criação.
Entender as razões por trás desse desequilíbrio de gênero na área que é o coração da publicidade é o objetivo da segunda edição do podcast Women to Watch, disponibilizado nessa quarta-feira, 8, nas principais plataformas. O episódio conta com a participação de duas líderes criativas: Andrea Siqueira, diretora-executiva de criação da BETC/Havas, e Joanna Monteiro, criativa que já comandou departamentos de criação de FCB e de outras agências brasileiras e já participou de grupos de júri dos mais importantes festivais internacionais.
Ao relembrar experiências pessoais, Andrea a Joanna ajudam a apontar as nuances que forma esse quadro ainda desequilibrado nas áreas de criação e também mostram como a falta de diversidade nas agências pode resultar na propagação de estereótipos e rótulos na sociedade. Ouça:
O podcast Women to Watch é um novo da plataforma Women to Watch, versão brasileira de uma iniciativa criada pelo Advertising Age há mais de 20 anos para destacar as mulheres das indústrias de publicidade, marketing e mídia. Desde 2013, o Women to Watch é realizado no Brasil pelo Meio & Mensagem. Ao longo de seis episódios, o podcast Women to Watch reune sempre uma dupla de profissionais de comunicação (que atuam em agências e anunciantes) para falar sobre os temas que impactam diretamente a carreira das mulheres e, por meio da troca de experiências pessoais e de diferentes visões, tentar apontar possível caminhos para que as futuras executivas, gestoras e empreendedoras encontrem um cenário profissional mais favorável.
Em março, na estreia do projeto, o tema abordado foi Maternidade, que contou com a participação da diretora de planejamento da Dentsu Brasil e presidente da consultoria MammaLab, Priscila Cerutti,e da diretora de marketing do Carrefour no Brasil, Silvana Balbo. O episódio também está disponível em todas as plataformas.
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