Youtube é a primeira escolha para ouvir músicas
Pesquisa da Nielsen revela que o consumo de música, entre os jovens, é maior pelo serviço de vídeos do Google
Os jovens tem utilizado o Youtube mais para ouvir músicas do que ver os próprios vídeos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen, 64% dos três mil jovens entrevistados disseram que utilizam o portal de vídeos do Google para ouvir músicas.
Mesmo sem ser especializado em áudio, o Youtube parece ter se tornado moda entre os adolescentes norte-americanos. A vasta biblioteca de músicas, álbuns completos, além de shows na íntegra tem fidelizado a geração que vive com fones de ouvido. Dentre os entrevistados, apenas 56% disseram ouvir música nas rádios, 53% disseram que compram música no iTunes, enquanto apenas 50% afirmaram ainda ouvir a mídia CD.
A popularidade do Youtube como novo “tocador de música” faz com que as apostas da empresa sejam ainda maiores perante as batalhas legais com os detentores dos direitos. Embora o Google tenha vários acordos de licenciamento em vigor, continuam existindo disputas com alguns detentores.