YouTube terá teatro na Galeria Magalu, na Paulista
Espaço será administrado pela Aventura e também será palco projeto musical YouTube Music Nights

(Crédito: Shutterstock)
O YouTube dará nome a um teatro na cidade de São Paulo. Nesta quarta-feira, 24, a plataforma anunciou uma parceria com a Magalu e a Aventura Teatros para a criação de um espaço no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, no espaço da Galeria Magalu.
O Teatro YouTube deve ser inaugurado ainda neste ano no mesmo local em que funcionou o Teatro Eva Herz, quando a Livraria Cultura ocupava o espaço.
A iniciativa irá integrar o espaço da rede de varejo, com uma proposta de programação cultural e ampliação do entretenimento oferecido pela cidade.
O YouTube já fez acordo de naming rights para gerir espaços culturais em outros países. Nos Estados Unidos, a plataforma de vídeos dá nome ao YouTube Theater, localizado em Los Angeles.
Em abril, a plataforma anunciou um investimento de R$ 5 milhões para o projeto de reforma e conservação da Cinemateca Brasileira.
De acordo com o YouTube, como forma de preservar o legado artístico do espaço, o nome da sala de espetáculos será sala Eva Herz. O local passará por uma fase de melhorias e inovações técnicas antes da inauguração.
Em comunicado, Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, diz que o Teatro YouTube tem a missão de materializar a efervescência cultural em um ponto de encontro físico.
“Um palco que nasce para ir além dos grandes espetáculos: será um laboratório de inovação para que criadores, artistas e marcas parceiras do Google possam co-criar e se conectar com suas comunidades de formas inéditas”, declarou.
Já Frederico Trajano, CEO do Grupo Magalu, diz que o teatro é parte fundamental da Galeria, que será mais do que um espaço de vendas.
“Queremos oferecer à cidade, em sua localização mais emblemática, um lugar que seja uma referência na conexão entre consumo, inovação, cultura e experiência”, diz.
Luiz Calainho é sócio-diretor de marketing e negócios da Aventura, explica que, para a empresa, se conectar com marcas como Magalu e YouTube é muito importante, já que o projeto da Galeria Magalu vai permitir inúmeras experiências relacionadas ao varejo. “Estar conectado a isso é uma ponta de lança sob o ponto de vista de disrupção e inovação. O Teatro YouTube estará conectado a toda a jornada de marketing, PR e redes sociais”.
Segundo o executivo o espaço abrigará peças, pequenos musicais, shows, eventos ligados à literatura, monólogos, stand-ups, entre outros eventos. Assim, a programação de manhã, tarde e noite, sendo os dois primeiros períodos destinados a criadores do YouTube e na parte noturna programação artística com curadoria da Aventura.
“O conceito foi desenhado com o Magalu e o YouTube levará creators para que façam parte desse espaço. A nossa ideia é ter de segunda a segunda nas manhãs, nas tardes e nas noites um portfólio vasto, passando por muitas disciplinas da economia criativa, por muitas disciplinas da criação, realmente criando um espaço único no Brasil”, completa.
YouTube Music
Além da programação cultural, o Teatro YouTube também abrigará alguns projetos culturais da plataforma. Entre eles, está o YouTube Music Nights, programação de show intimistas que retorna, também neste ano, com diferentes nomes da música brasileira.
Os shows são gravados ao vivo e, posteriormente, disponibilizado no YouTube. Nas edições anteriores, já participaram do projeto Luísa Sonza, Karol Conká e Lizzo.
