Com Italo Ferreira e outros atletas, Riachuelo fortalece plataforma esportiva
Rede de moda aproveita talentos do surf, skate e ginástica para celebrar a brasilidade e transmitir mensagem de valorização de histórias e conquistas
Com Italo Ferreira e outros atletas, Riachuelo fortalece plataforma esportiva
BuscarRede de moda aproveita talentos do surf, skate e ginástica para celebrar a brasilidade e transmitir mensagem de valorização de histórias e conquistas
Bárbara Sacchitiello
18 de junho de 2025 - 14h30
Italo Ferreira, campeão olímpico em 2021, em Tóquio, e agora integra o time de atletas da Riachuelo (Crédito: Divulgação)
A relação da Riachuelo com o universo esportivo brasileiro é antiga. Em 1982, ainda no início da carreira do futuro ídolo nacional Ayrton Senna, a marca Pool, da própria Riachuelo, já era parceira e patrocinadora do piloto. De lá para cá, outras parcerias vieram, sendo as mais recentes o patrocínio à ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, bem como a parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), pela qual vestiu os atletas nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado.
Agora, a rede de varejo de moda ingressa em uma fase de maior proximidade com os esportes com a chegada de novos atletas para seu time de patrocinados. Passam a fazer parte do Time Riachuelo o surfista e campeão olímpico Italo Ferreira; as ginastas e também medalhistas olímpicas Flavia Saraiva e Júlia Soares; Brenda Moura, jovem atleta que começou no surfe e agora compete no skate, e a skatista Raicca Ventura.
“Nosso forte histórico no esporte fez com que a gente entendesse essa potência que é ajudar a destravar o potencial do brasileiro, acreditar no País e fazer com que as pessoas tenham orgulho em celebrar o Brasil”, comenta André Farber, CEO da Riachuelo. A empresa não divulga o valor dos investimentos em patrocínio.
A partir dessa percepção, a rede começou a identificar quais atletas que poderiam fazer parte dessa nova leva de patrocínios. Com Italo Ferreira, a escolha foi além do apelo pela trajetória vitoriosa do atleta.
“A Riachuelo é uma empresa do Rio Grande do Norte, que sempre valorizou sua origem. E o Italo também é do mesmo Estado, vem de uma família muito simples e conseguiu ganhar a primeira medalha olímpica do Surf. Isso é muito a nossa cara pois tem a ver com das oportunidades e apoiar o crescimento das pessoas e do País”, complementa o CEO.
A relação com Italo também passa pelo apoio ao Instituto Italo Ferreira, que, entre outros trabalhos, atua com o programa Garotas do Mar, que atua na formação de garotas que querem seguir a carreira de surfistas.
Como forma de destacar a conexão com o surfe, a Riachuelo estará presente na etapa brasileira da World Surf League, que acontece entre os próximos dias 21 e 29 de junho. A marca terá um espaço no local, com experiências para o público e a presença de Italo.
Além da nova leva de talentos patrocinados, a Riachuelo também renova a parceria com Rebeca Andrade, dando continuidade a uma parceria que começou em 2020, antes da ginasta se tornar a maior medalhista do País.
O período de contrato com cada um dos atletas é diferente, mas a marca destaca que a ideia é estabelecer vínculos duradouros com as personalidades.
“Nosso papel é ajudar a dar visibilidade a histórias potentes, que inspirem as pessoas no Brasil. E, para fazer isso, é preciso que exista um trabalho de consistência, que integre as pessoas, patrocinando as escolas, os projetos pessoais desses atletas”, conta Farber.
Fazem parte dos projetos patrocinados pela Riachuelo o Jovens Olímpicos, voltado à iniciação do skate street em Minas Gerais; o Instituto Sandro Dias, que também usa o skate como forma de inclusão, e o Brasileirinhos, projeto da ex-ginasta e comentarista Daiane dos Santos.
A partir do patrocínio, os atletas farão parte das campanhas e ações da Riachuelo. Ítalo, inclusive, já visitou a fábrica da companhia, no Rio Grande do Norte, e vem postando as peças da marca em suas redes sociais.
“Queremos celebrar o Brasil com essas histórias potentes que nos inspiram através da moda, gerando empregos, possibilidades e também apresentando produtos de qualidade a um preço acessível. Ao vestir a Riachuelo, os atletas ajudam a fazer com que as pessoas entendam o que estamos fazendo”, finaliza o CEO da empresa.
Compartilhe
Veja também
COB estreia o canal Fast Time Brasil em parceria com a Play9
Com lançamento previsto para 18 de outubro, a parceria entre o comitê e a Play9 tem como objetivo unificar e potencializar o conteúdo esportivo no ambiente digital
Neoenergia amplia patrocínio ao Comitê Olímpico do Brasil
Empresa será parceria estratégica no fornecimento de energia renovável para centro de treinamento do Comitê por meio do mercado livre e apoiará o esporte feminino