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Construção de marca muito abaixo da superfície

Técnica ZMET®, da TroianoBranding, usa metáforas para descobrir sentimentos e emoções que outras técnicas não revelam, cuja compreensão é fundamental na construção de uma marca de sucesso


17 de abril de 2023 - 0h00

Ao longo do processo de construção de uma marca, conhecer profundamente os pensamentos e sentimentos dos consumidores com qual a empresa vai se relacionar é uma premissa fundamental. Para acessar os desejos e percepções do público-alvo, não basta fazer uma série de perguntas objetivas e racionais, que levam às respostas óbvias.

Destacar-se dos concorrentes, consolidar propósito e personalidade, aumentar a confiança junto aos consumidores, gerar valor atrelado à marca e promover experiências atrativas são alguns dos resultados que podem ser alcançados por metodologias de extrema profundidade, como é o caso de ZMET®.

Gerald Zaltman e o foco em comportamento e emoção

As bases empíricas para criação da ZMET® foram fundamentadas em observações, durante uma viagem de Gerald Zaltman ao Nepal.

No país asiático, ele pediu a moradores de uma pequena cidade que registrassem o dia a dia do grupo. Ao ver o resultado do experimento, notou que os nepaleses deixavam de fora do enquadramento os pés dos cidadãos fotografados. Ao se aprofundar no tema, descobriu que sapatos velhos ou pés descalços eram os símbolos que identificavam a pobreza no imaginário daquelas pessoas. E que os fotógrafos amadores deixaram, de maneira consciente ou não, essa característica escondida nas imagens registradas — o que permitiu a descoberta da simbologia dos calçados para aquele grupo social específico.

Em seguida, foi a vez do aprofundamento na base teórica da técnica. São diversas áreas de estudo que se conectam, sendo duas delas mais relevantes: a psicologia analítica e neurociência não invasiva.

Do lado da psicologia, ZMET® emprestou o conceito das imagens como metáforas para expressão de sentimentos, nem sempre revelados por meio da linguagem verbal. Do lado da neurociência, desenvolveu uma forma de identificar as conexões e relações por meio das quais uma ideia se estabelece na mente humana, a partir de imagens. “Identificar as metáforas universais relacionadas à marca permite aos executivos desvendar aquilo que não é dito e identificar as emoções mais profundas”, escreve Gerald Zaltman, em seu livro Marketing Metaphoria.

Técnica à frente de marcas fortes
Na TroianoBranding, que celebra 30 anos em 2023, a busca por relacionamentos genuínos é o que dá os insumos necessários à construção de uma marca forte e duradoura. Para isso, conta com uma técnica pioneira no mundo, a Zaltman Metaphor Elicitation Technique (ZMET®). A TroianoBranding é a única empresa do Brasil e uma das nove empresas do mundo certificada para o uso dessa metodologia, criada na década de 1990 pelo professor Gerald Zaltman e patenteada pela Harvard Business School.

O objetivo de ZMET® é recuperar imagens e metáforas para compreender o que os entrevistados sentem, mas não dizem — seja por conveniência ou por processarem racionalmente determinada emoção. “Os consumidores respondem, normalmente, com álibis e racionalizações. Somente técnicas apoiadas em recursos sensíveis, como ZMET®, são capazes de captar o que está além do politicamente correto e gerar insights inspiradores”, explica Jaime Troiano, fundador da TroianoBranding.

 Metáforas profundas mais usuais em comunicação, segundo técnica ZMET®

Metáforas profundas mais usuais em comunicação, segundo técnica ZMET®

ZMET® e o uso das metáforas

Mapa mental da TroianoBranding, criado para GRAACC, AACD e Instituto Ayrton Senna, identifica motivos para doar a uma instituição filantrópica

Mapa mental da TroianoBranding, criado para GRAACC, AACD e Instituto Ayrton Senna, identifica motivos para doar a uma instituição filantrópica

A técnica é aplicada em sessões individuais, onde o entrevistador certificado explora imagens selecionadas pelo próprio consumidor, constituindo suas conexões mentais inconscientes. O objetivo é identificar como a pessoa relaciona metáforas que são universais à uma marca específica.

São quinze metáforas profundas que servem como base à essa comparação. Entre elas, estão: força; equilíbrio; recursos; paradoxo; transformação; tempo; e jornada. Cada encontro dura, aproximadamente, 90 minutos. O resultado dessa sessão é um mapa mental, onde é possível identificar quais as conexões um consumidor faz em relação a um tema, marca ou produto. Depois, esses diversos mapas individuais são consolidados em um mapa consensual, a partir de um software exclusivo.

Os benefícios dessa metodologia são vários. É possível usar ZMET® para definir espaços amplos de posicionamento, direcionar estratégias de comunicação, inspirar caminhos criativos e de design, compreender temas comportamentais, entre outros objetivos.

Resultado para as marcas

Na TroianoBranding, dezenas de marcas já se beneficiaram dessa técnica de neurociência, como Riachuelo, Kimberly Clark, Disney, Caedu, Pepsico, Libbs Farmacêutica, Biancogres, Prestex, Colégio Bandeirantes e ESPM.

Em um estudo que reuniu as entidades GRAACC, AACD e Instituto Ayrton Senna, a TroianoBranding fez um mapa mental das razões que levam uma pessoa a doar para uma instituição sem fins lucrativos. Isso porque a correlação entre as metáforas identificou motivações que buscam uma maneira de aliviar a culpa pelos privilégios recebidos. O estudo chegou a identificar duas motivações profundas que alimentam o processo de doação: o “egoísmo”, um alívio para um sentimento de culpa ou débito interno; e o “altruísmo”, reflexo de uma preocupação com um mundo melhor. Ao final do estudo, o mapa consensual serviu para a criação de novas campanhas de captação a cada um dos três institutos.

Em outra ocasião, a TroianoBranding analisou as conexões mentais criadas por pacientes que sofrem uma determinada patologia na pele do rosto. Durante um estudo ZMET®, as pessoas trouxeram imagens que mostravam pessoas com rostos cobertos. As expressões mais comuns, ao descrever as imagens e expressar os sentimentos, eram “me sinto uma prisioneira da minha pele” ou “é como se eu fosse uma mascarada o dia todo, proibida de mostrar minha face, como em alguns países, uma proibição”. O estudo mostrou que, para uma marca se comunicar dentro desse território, é necessário abordar o centro da dor das pessoas.

“Por ZMET® se apoiar em imagens trazidas como expressão dos sentimentos inconscientes, o conjunto delas traz um repertório visual riquíssimo, não só porque podem ser usadas como inspiração para comunicação. Ao usá-las, aciona-se uma via fértil para gerar o comportamento desejado”, afirma Cecília Troiano, sócia e diretora da TroianoBranding.

Metodologia ZMET®, usada pela TroianoBranding, foi criada pelo professor Gerald Zaltman

Metodologia ZMET®, usada pela TroianoBranding, foi criada pelo professor Gerald Zaltman

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